Resumo Macroeconomia

Páginas: 33 (8136 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
ASSERTIVAS CORRETAS MACRO – CESPE

Conceitos iniciais

No curto prazo, em virtude de os salários serem determinados contratualmente e, portanto, relativamente rígidos, a curva de oferta agregada é positivamente inclinada.

Contas nacionais

Na ótica da renda, o produto interno bruto a preços de mercado é decomposto em: renda pessoal disponível, renda bruta disponível nas empresas, rendalíquida do governo e renda líquida enviada ao exterior.

Sob a ótica da renda, o conceito de renda nacional líquida a custo de fatores é o mais utilizado e corresponde ao somatório dos salários, lucros, juros e aluguéis.

Segundo a ótica do valor adicionado, o preço dos ônibus adquiridos pelas empresas do setor de transporte urbano não é computado no cálculo do PIB desse setor.

O ProdutoNacional Bruto (PNB) real é ajustado para levar em conta a inflação, adequando-se o PNB de diferentes anos aos preços que prevalecem em um período particular.

Em uma economia aberta, o produto interno bruto é determinado pelos gastos em produtos domésticos efetuados por residentes e não residentes do pais.

Um superávit em transações correntes implica poupança externa negativa.

Aumentos dosgastos públicos com programas de transferência de renda, como o programa Bolsa Família, elevam a renda disponível das famílias e deslocam a curva IS para cima e para a direita.

A ampliação de programas de transferências de renda para novos segmentos da população, antes excluídos desses programas, contribui para elevar a renda disponível da economia, porém não altera o valor agregado bruto daeconomia no período considerado.

Levar para prova: transferências podem alterar a renda mas não alteram o PIB.

Em situação de desemprego, a relação salário-emprego se desloca para baixo, implicando, assim, que a contração da demanda agregada reduzirá, subseqüentemente, os salários.

Em uma economia aberta sem governo, o produto nacional bruto é igual ao somatório de salários, de juroslíquidos pagos a indivíduos, de aluguéis pagos a indivíduos, de lucros distribuídos, de depreciações e de lucros retidos

Reservas Internacionais:

De acordo com o conceito de liquidez internacional, o resultado do balanço de pagamentos é, por definição, igual à variação das reservas internacionais

No cálculo da dívida líquida, consideram-se as informações relativas às reservas internacionais.No cálculo da poupança externa, não se incluem aumentos ou diminuições das reservas cambiais do país

Balanço de Pagamentos
As doações feitas pelo governo brasileiro aos refugiados afegãos são debitadas no balanço das transações correntes.

Mercado Financeiro

As bolsas de mercadoria e futuros são exemplos de operadores que compõem o sistema financeiro brasileiro. Essas bolsas prestamserviços aos intermediários financeiros e criam as condições propícias para a negociação de commodities e contratos futuros, mas não efetuam operações de compra e venda

A captação de depósitos à vista representa a atividade básica dos bancos comerciais e os qualifica como instituições financeiras monetárias.

Para o investidor financeiro, a decisão de adquirir ativos domésticos ou ativosestrangeiros é guiada por uma relação de arbitragem determinada, fundamentalmente, pelo diferencial entre taxas de juros interna e externa, e a relação entre a taxa de câmbio esperada e a taxa de câmbio atual.

Função de consumo

A função consumo tanto mostra o consumo como função da renda disponível quanto leva ao conceito de propensão marginal a consumir, o qual é definido como a medida da variação noconsumo ocasionada pelo aumento de uma unidade monetária na renda disponível.

Clássicos

No modelo clássico, aumentos do salário real reduzem o emprego e contraem a produção.

Os economistas clássicos acreditam que o desemprego é provocado pelo excesso de oferta causado pelo preço elevado do fator trabalho.

Segundo o modelo clássico, as mudanças na demanda agregada afetam, a longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Macroeconomia
  • Macroeconomia Resumo
  • RESUMO MACROECONOMIA
  • Resumo- Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo de macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!