RESUMO LUDKE, Menga, CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando a universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2005,vol. 35, n. 125,PP. 81-109. Mai/Ago

689 palavras 3 páginas
RESUMO1

LUDKE, Menga, CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando a universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2005,vol. 35, n. 125,PP. 81-109. Mai/Ago.Acesso em: 04nov. 2010, 23: 17h.

A idéia do professor pesquisador, a possibilidade para que este desenvolva a pesquisa no seu campo de atuação e a sua formação inicial para essa prática, são questões evidenciadas, nos últimos anos, com frequência no meio acadêmico e que direcionam o desenvolvimento deste estudo.
Para sua construção foram evidenciados alguns pontos críticos relacionados a este. O primeiro diz respeito ao risco que corre a formação dos futuros professores na universidade e o outro ao “recuo da teoria por parte da pesquisa em educação.
Este trabalho busca apresentar a proposta e alguns resultados de trabalhos desenvolvidos que demonstram a complexa relação entre o professor da educação básica e a prática da pesquisa, aproximando-os às discussões que tem sido realizada sobre o tema. Vários autores apontados no texto têm valorizado a pesquisa como componente indispensável para a formação e atuação do professor de educação básica, no entanto pouco se sabe de fato o que ocorre a esse respeito entre os professores desse nível de ensino.
O texto está organizado em três itens: A pesquisa e o professor da educação básica; A pesquisa e os formadores de professores; e a pesquisa e os que decidem sobre ela.
O primeiro item demonstra os resultados no que diz respeito à relação entre o professor da educação básica com a pesquisa, identificando qual sua visão sobre a pesquisa e sua preparação para exercê-la, bem como as condições e os estímulos para sua realização. A pesquisa demonstrou que nem todos os professores, mesmo aqueles que possuíam condições favoráveis, realizavam pesquisa e que existe uma certa ambigüidade a cerca desse conceito. Demonstrou ainda, que as precárias condições de trabalho e os limites de sua formação reduzem a prática de pesquisa que poderia

Relacionados