Resumo Luana Gestal 1

2243 palavras 9 páginas
A Gestalt-terapia é uma terapia existencial-fenomenológica, fundada awareness por Frederick (Fritz) e Laura Perls na década de 1940. Ela ensina a terapeutas e pacientes o método fenomenológico do, no qual perceber, sentir e atuar são diferenciados de interpretar e modificar atitudes preexistentes. Explicações e interpretações são consideradas menos confiáveis do que aquilo que é diretamente percebido ou sentido. Pacientes e terapeutas, em Gestalt-terapia, dialogam, isto é, comunicam suas perspectivas fenomenológicas. As diferenças de perspectivas tornam-se um foco de experimentação e de diálogo continuado. O objetivo é tornar os clientes conscientes (aware) do que estão fazendo, como estão fazendo, como podem transformar-se e, ao mesmo tempo, aprender a aceitar-se e valorizar-se.
A Gestalt-terapia focaliza mais o progresso (o que está acontecendo) do que o conteúdo (o que está sendo discutido). A ênfase é no que está sendo feito, pensado e sentido no momento, em vez de no que era, poderia ser, conseguiria ser ou deveria ser. Ou seja a experiência de uma percepção passada, de um objetivo ou uma forma influencia ou não a visão do que está vendo aqui e agora. O presente convive com o organismo e com o passado que são uma história numa relação.
A fenomenologia é uma disciplina que ajuda as pessoas a sair de sua maneira habitual de pensar, para que possam verificar a diferença entre o que está de fato sendo percebido, e sentido na situação presente, e o que é um resíduo do passado. A exploração gestáltica, respeita, usa e qualifica a percepção imediata, não desvirtuada por aprendizado. A Gestalt-terapia trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes.
O objetivo da exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness ou o insight. “insight” é uma formação de padrão do campo perceptivo de uma maneira tal que as realidades significativas ficam aparentes, quando nos deparamos com algo, a nossa

Relacionados

  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas
  • Narrativa Poesia Cinema 1
    126028 palavras | 505 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas