Resumo - logítica uma função essencial na empresa

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Resumo dos textos “Logística - uma função essencial na empresa”, “Cadeia de suprimentos”, “Gestão de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) como um novo modelo competitivo e gerencial.”, “Nível de serviço”

LOGÍSTICA - UMA FUNÇÃO ESSENCIAL NA EMPRESA
A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto deaquisição da matéria-prima até o consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
A Logística tem assumido papel de suma importância para as empresas nos últimos anos, o fato de agrupar as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-lo deforma coletiva permitiu que as empresas avaliassem os ganhos potenciais resultantes da revisão das atividades logísticas (transporte, estoque e comunicação).
Em um contexto global a logística para os países do mundo no comércio internacional também representou grande importância para as “boas transações”, afinal se as atividades logísticas ocorrem de forma eficaz e eficiente a tendência é que ocomércio seja estimulado.
A relevância da logística é influenciada pelos custos associados às atividades. Fatores como aumento da competição internacional, alterações populacionais, escassez de recursos são os principais influenciadores nos custos logísticos atualmente.
Dentro da Logística tem atividades que são de importância primária para o atingimento dos objetivos logísticos de custo enível de serviço: Transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
O transporte é a atividade logística mais importante porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos e refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. A administração da atividade de transportes geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização dacapacidade dos veículos. A atividade de manutenção de estoques serve para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, responsável por aproximadamente dois terços dos custos logísticos, é necessário manter os níveis de estoque tão baixos quanto possível, e ao mesmo tempo prover a disponibilidade desejada pelo cliente. Quanto à atividade de Processamento de Pedidos é um elementocrítico em termos de tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes, ela inicializa a movimentação de produtos e entrega de serviços.
Existem outras atividades que são consideradas de apoio como: Armazenagem (administração do espaço necessário para manter o estoque), manuseio de materiais (refere-se à movimentação do produto no local de estocagem), embalagem de proteção (movimentação de benssem danos além do economicamente razoável), manutenção de informação (informações de custo e desempenho que fomentam o correto planejamento e controle logístico) e outras.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Uma cadeia de suprimentos consiste em fornecedores, centros de produção de bens, centros de distribuição e comércio varejista, na qual temos um fluxo de materiais que começa com a matéria-prima,passa por produtos em processo e acaba com produtos acabados que fluem ao longo dos diversos pontos da cadeia e são enviados aos varejistas ou clientes.
Ao examinar uma cadeia de suprimentos, poderemos distinguir três fluxos principais: Fluxo de materiais, fluxo de informações, fluxo financeiro.
O fluxo de materiais está voltado para abastecimento dos elos da cadeia de forma contínua, a demanda doestágio anterior é calculada com base na demanda do estágio que a precede e de forma sincronizada.
O fluxo de informações é o sustentáculo do processo de abastecimento puxado, uma vez que, com base nas informações que fluem ao longo da cadeia de suprimentos de jusante para montante, é possível estabelecer um processo de abastecimento adequado às exigências dos diversos elos da cadeia.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica uma funçao essencial na empresa
  • Logistica:Uma função essencial na empresa
  • Logística – Uma função essencial na empresa
  • Logística
  • A logística uma função essencial da empresa.
  • resumo funçao social da empresa
  • Logística, uma função essencial
  • Logistica função essencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!