Resumo logística, distribuição e trade

Páginas: 11 (2692 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2011
Distribuição/ Distribuição física/ Logística de saída ou Outbond logistics: É o que ocorre com os produtos acabados desde que são armazenados até o momento em que são entregues aos clientes, em atendimento aos seus pedidos ou contratos de fornecimento continuo.
Suprimentos
Operações
Distribuição

Logística Reversa
FornecedorIndústria Cliente


* Logística de entrada, de suprimentos ou Inbound logístics: liga a empresa aos seus fornecedores;
* Logística interna ou de Operações: relaciona-se ao controle das movimentações e dos estoques em processo nas linhas de produção;
* Logística Reversa: diz respeito ao fluxo inverso de produtos, dos clientes paraa empresa.
Este macro processo cresceu devido ao movimento de reciclagem ou verde , como ocorre quando a legislação impõe aos fabricantes de baterias ou de pneus a responsabilidade pela sua destinação final após o uso.

Rentabilidade no longo prazo
Retenção de clientes
Qualidade do relacionamento
Serviço ao cliente
Capacitação logística
Estratégia para rentabilidade a longo prazo atravésda capacitação logística:

Objetivo do Marketing: alocar recursos ao Marketing Mix para maximizar a lucratividade a longo prazo.
Objetivo da Logística: minimizar o custo total de um determinado objetivo de serviço ao cliente.

Logística
Abrangência da Logística
A Logística se inicia na aquisição de matéria-prima e termina na entrega do produto ao consumidor final. | É uma poderosaferramenta de marketing que busca aproximar a empresa do cliente.
Os processos logísticos
Produção
Produção Empurrada: As empresas produzem segundo uma previsão baseada em dados históricos de venda e disponibilizam seus produtos ao mercado através de seus canais de distribuição.
Característica: permite o atendimento de demanda reprimida, criação de estoque ao longo do processo, tanto de matéria primaquanto de produtos acabados, o que aumenta o custo dos produtos e diminui, muitas vezes, a capacidade de atender as expectativas do consumidor quanto ao preço.
Produção puxada: Foi criada com o objetivo de diminuir os custos e atender as necessidades dos clientes quanto a customização dos produtos. Nela, a forma tradicional do fluxo decisório passa a ser comandada pelos inputs oriundos do PV. OJIT visa, principalmente, reduzir os estoques no processo de produção, eliminar desperdício e obter o envolvimento e aprimoramento continuo dos funcionários.
Ações associadas ao JIT:
* Produção em condomínio: fornecedores e empresa principal reúnem-se fisicamente, facilitando a movimentação do produto e postergando ao máximo a chegada da matéria-prima na linha de produção;
* Adiantamento dafinalização da produção: alguns detalhes, a montagem final dos produtos é realizada o mais próximo possível da venda ou de sua aplicação.

Gestão de estoques
O estoque tranqüiliza a empresa quanto as flutuações da demanda e à manutenção do nível de serviço e, por outro lado, é fonte de constante atrito em função do capital investido.
A previsão de demanda é um dos assuntos mais complexos noprocesso de gestão de estoques. Quanto mais próxima do ponto de consumo, melhor é a previsão. Por isso, cresce a busca por informação nos pontos de vendas por meio de automatização, de pesquisas com os consumidores ou de estudos socioeconômicos das regiões.

Localização de estoques em uma rede logística
3

2

1

1. Estoques mantidos localmente, para atendimento a demandas específicas erespostas rápidas. Ideal para materiais que apresentam alto giro, devido ao baixo risco de obsolescência e perecibilidade, bem como a possibilidade de maiores flutuações na demanda. Está mais próximo ao consumidor final.
2. Estoques intermediários, com velocidade de resposta média e atendimento a demandas de pouca previsibilidade.
3. Estoque centralizado, que exige maior freqüência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística, distribuição e Trade Marketing
  • Distribuição & trade marketing
  • Distribuição e trade marketing
  • Logistica de distribuição
  • Logistica e distribuição
  • Logistica de distribuição
  • Logística de distribuição
  • Distribuição Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!