Resumo Livro V da Ética a Nicomáco

Páginas: 3 (732 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Resumo do livro V da obra Ética a Nicômaco de Aristóteles
Para um estudo íntegro e claro Aristóteles considera os seguintes pontos a princípio: 1. com que espécies de ações se relacionam ajustiça e a injustiça; 2. Que espécie de meio termo é a justiça; e 3. Entre que extremos o ato justo é intermediário. A justiça é aquilo que é disposto pelo caráter, que torna as pessoas a fazer o que éjusto, além de agir pela justiça e desejar coisas justas, assim como a injustiça também segue essa linhagem.A disposição de caráter não espera-se o contrário, o injusto busca a injustiça e o justobusca a justiça. São atos justos aqueles cuja conseqüência é produzir e preservar, para a sociedade política a felicidade e os elementos que a compõe. Ora, a justiça e injustiça podem parecer tertermos duvidosos, pois seus significados podem afastar um do outro. O justo porém é o homem que segue as leis e o homem injusto é aquele que é arbitrário a lei, porém isso muda de figura quando oinjusto no caso das coisas que são más em absoluto, não escolhe a parte maior de algo ou ação para ele, nesse caso,escolhe-se a parte menor a ser feito do que a maior, tendo em vista que ambas as açõessão ligeiramente ruins, porém é considerado menos mal, se isso fosse a ganância por exemplo. A Justiça em forma de lei portanto, permite que o homem faça coisas como um homem temperante, um homembravo, um homem calmo, entre outros, prescrevendo certos atos e condenando outros. Torna-se uma virtude completa por que, é uma ação em relação ao nosso próximo e não apenas para benefício próprio no casodo justo, ou malefício próprio no caso do injusto. Por isso chama-se “bem de um outro” já que relaciona-se com o próximo.
Portanto a justiça não é parte da virtude, mas a virtude inteira. Assimcomo a injustiça não é parte do vício, mas o vício inteiro.
Agora que sabe-se que justiça tem a ver com a virtude. Contudo a injustiça em seu sentido amplo abrange a parte da injustiça que é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro ética a nicômaco livro v
  • Resumo sobre ética e nicômaco de arirtoteles livro v
  • Ética a nicomaco livro v
  • Ética a nicomaco
  • etica a nicomaco livro v
  • etica a nicomaco livro v
  • A ética a nicômaco
  • etica a nicomaco livro v

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!