Resumo: Livro "O Velho e O Mar" - Ernest Hemingway

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
O Velho e o Mar


O romance “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway – que lhe garantiu o prêmio Pulitzer, em 1953 – é um dos livros mais célebres do autor. Escrito em 1951 e publicado em 1952, fazparte das 10 obras de ficção escritas por Hemingway, sendo seu último livro a ser publicado em vida.

O livro conta a história de Santiago, um pescador experiente, que está passando por uma maré deazar que já dura 84 dias. Solitário, o velho conta somente com o apoio do jovem amigo Manolin que, por exigência do pai, foi trabalhar em outro barco de pesca, deixando Santiago sozinho.

Ao chegarao 85º dia, Santiago acredita que a sorte vai lhe sorrir, mostrando grande persistência. “"Mas", pensou, "eu as mantenho sempre na mesma profundidade. O que aconteceu é que acabou a minha sorte. Mas,quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado". Acorda cedo para partir contando com aajuda de Manolin nos preparativos, mas logo se vê sozinho novamente, tendo a companhia de seu barco e o oceano sem fim, prestes a travar uma verdadeira batalha para conseguir fisgar um grande peixe.A narrativa de Hemingway é simples, seu texto é enxuto e apresenta apenas os fatos relevantes e primordiais. No entanto, a leitura é repleta de metáforas que podem ter significados diferentes paracada leitor. O texto é conciso e até didático em alguns trechos, como, por exemplo, quando Santiago "nos explica" o que se deve fazer para fisgar o peixe.

A obra é narrada em terceira pessoa e não hádivisão de capítulos. Ainda que a maioria da história se passe com o personagem principal sozinho no meio do mar, o autor consegue prender o leitor com sua narrativa fluida e comovente. Essacaracterística pode causar uma certa estranheza de imediato; Santiago conta sua história de uma vez só, com os fatos se desenrolando naturalmente e com ação misturada a inúmeros momentos reflexivos.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Velho e o Mar Ernest Hemingway
  • O Velho e o Mar de Ernest Hemingway
  • Resenha O Velho e o Mar Ernest Hemingway
  • resumo do Velho e o Mar de Ernest Hemingwey
  • Resumo cr tico do livro O velho eo Mar
  • Contextualização do livro "o velho e o mar"
  • Resenha livro
  • Resumo velho e o mar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!