Resumo Livro O que Sociologia Entregue este

Páginas: 20 (4876 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Centro Universitário UniJorge
Curso : Administração – Turno Noturno – Sala 602
Disciplina: Ciências Humanas e Sociais
Profª : Ana Paula Moreno Pinho
Aluna: Vânia Paula Simões Andrade
Data de Entrega____/____/______



Resumo do Livro O que é Sociologia?

MARTINS Carlos Benedito. O que é Sociologia- .São Paulo: Editora Brasiliense 34ª edição.1993


O SURGIMENTO

A sociologia pode ser entendidacomo uma manifestação do pensamento moderno. O mundo social, que até então não havia sido incorporado a ciência, passa a ser com a evolução do pensamento científico. O surgimento de tal ciência se dá em um contexto histórico específico, que coincide com esfacelamento das bases da sociedade feudal e com o estabelecimento de uma nova ordem social, ou seja, a consolidação da sociedade capitalista.Nesse contexto, vários pensadores se empenham em compreender e analisar as novas situações vigentes em tal sociedade. O século XVIII foi referencia para a história do pensamento social e para o surgimento da sociologia. Este século foi testemunha de uma dupla revolução, a industrial e a francesa, que consistem na instalação da sociedade capitalista. As revoluções constituem dois lados de um mesmoprocesso e possibilitaram o surgimento da sociologia, no entanto, essa palavra só venha ser usada um século depois.
A Revolução Industrial representou a vitória da indústria capitalista que converteu grandes massas humanas em simples trabalhadores desprovidos de quaisquer privilégios. Foram introduzidas novas formas de organizar as atividades sociais, houve um generalizado trauma sobre milhões deseres humanos que tiveram suas formas habituais de vida alteradas. Como exemplos das mudanças ocorridas, o autor cita a desaparição de pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho, etc. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural. A destruição da servidão, odesmantelamento da família patricial etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e por ultimo, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade. Estas cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo.As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo e da criminalidade. É evidente que a situação de miséria também atingia o campo, principalmente os trabalhadores assalariados, mas o seu epicentro ficava , sem duvida, nas cidades industriais. Asmanifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a crescente organização foi q os “pobres” deixariam de se confrontar com os “ricos”; mas uma classe especifica, a classe operaria, com consciência de seus interesses, começava a organizar-se para enfrentar osproprietários dos instrumentos de trabalho. Nesta trajetória, iam produzindo seus jornais, sua própria literatura, procedendo a uma critica da sociedade capitalista e inclinando-se para o socialismo como alternativa de mudança.
A sociedade se tornara em “problema” em “objeto” a ser investigado. Devido a profundidades das transformações a sociedade se colocara num plano de análise. Os pensadores ingleses quetestemunharam estas mudanças não eram especificamente sociólogos, eram antes de tudo homens liberais conservadores e socialistas.Tal fato significa que os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas da sociedade. Podem ser citados como tais pensadores Owen (1771-1858) Willian Thompson...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro o que é sociologia?
  • Resumo Do Livro O Que Sociologia
  • resumo livro o que sociologia
  • RESUMO ANALITICO DO LIVRO: O QUE É SOCIOLOGIA?
  • Resumo do livro sociologia do trabalho
  • Resumo do livro: Sociologia da Infância
  • Resumo livro " o que é sociologia"
  • resumo do livro educação e sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!