Resumo Livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão

Páginas: 10 (2311 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA


CARLA REGINA DA SILVA SANTOS/




RESUMO DA OBRA “O QUE É EDUCAÇÃO” DE CARLOS RODRIGUES BRANDÃO





Resumo apresentado ao Profº Wilson Barroso para obtenção de conceito parcial na disciplina História Geral da Educação.













BELÉM – PA
ABRIL DE2013









BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1982. 5ª edição. 116 p.

Resumo: Na obra, o autor trata de descrever os diferentes significados de “educação” abordando as tribos indígenas, o aparecimento da escola, a educação ateniense, romana até o modelo contemporâneo do que chamamos hoje de educação. No livro, a educação é apresentada com um contextoamplo não apenas restringido à escola o dever de ensinar. Com seus dez capítulos, no início o autor diz claramente a que vem: mostrar o sentido variado da educação. Quando menciona a famosa carta de Benjamin Franklin, ele faz o leitor entender que o que uma determinada sociedade chama de educação no seu contexto cultural pode simplesmente não sê-lo para outra sociedade, neste momento infere-seuma visão diferente sobre o que muitos estão acostumados a chamar de educação. Mostra a força que a educação tem por participar do processo de pensar e criar tipos de homens e de produção de crenças e ideias. Chama a atenção para o fato de que quem ensina também está aprendendo.

Mencionando a Aldeia como escola, o autor alega não ser necessária a presença da estrutura de uma escola para confirmarque ali existe educação. Comparando a “educação” dos animais com a dos homens, afirma que esta é um processo da qual não se pode fugir porque se instala e continua no homem o trabalho da natureza de fazê-lo evoluir. Aparecem nesta parte do livro interessantes comentários de antropólogos que pouco usam a palavra educação e sim situações de aprendizagem detalhando como estes processos acontecem emdiversas aldeias, como das Américas, Ásia, África e Oceania, não envolvendo apenas o instrumental, mas também os valores a serem inculcados nos que na aldeia habitam. Rodrigues Brandão pormenoriza a educação dos meninos e meninas para ilustrar com fatos as formas vivas e comunitárias do ensinar-aprender e como esta contribui para a identidade, ideologia e modo de vida de um determinado gruposocial.

No surgimento da escola, é quando aparece o termo educação formal, professor, aluno. A produção de bens, a divisão do trabalho e do poder, termina por gerar também as divisões do saber, surgindo as especialidades do saber e do ensinar a saber. Sendo que este alega ser no surgimento da escola que nasce a pedagogia. Menciona os espaços educacionais das sociedades mais simples onde há adivisão do saber, exemplificando com a educação de meninos e meninas de sociedades tribais, onde a educação é dividida por sexo, de grupos de pescadores com suas casas de ensino para ambos os sexos e grupos do Havaí onde há o saber especializado destinado às minorias escolhidas para cargos de chefia, demonstrando como a educação é utilizada para legitimar as desigualdades. Fica que o autor defende quepode haver educação sem haver escola e que mesmo sem ensino formal ou especializado, há aprendizagem.

Ao falar sobre os pedagogos, mestres-escola e sofistas na Grécia antiga, o autor identifica a educação grega com a contemporânea mostrando inclusive dilemas não resolvidos naquela época, ainda não foram resolvidos até hoje como as normas de trabalho e normas de vida. Apesar desse dilema, aeducação grega,têm alguns fins comuns, como a fidelidade à pólis e princípios de honra e solidariedade, o que culminaria no homem educado. Os gregos diferenciam educação de criação. O autor descreve aos modelos educativos de Atenas e Esparta até chegar à primeira escola primária, que surge em Atenas, no século 600 A.C. O pedagogo é uma importante figura na educação escolar grega por acompanhar muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro "o que é educação?" de carlos rodrigues brandão .
  • Resumo- aA esperança na educação do livro " O que é educação" de BRANDÃO, Carlos Rodrigues
  • Fichamento do livro “O que é educação?” (Carlos Rodrigues Brandão).
  • Fichamento de resumo descritivo sobre o livro "o que é educação" de carlos rodrigues brandão
  • Resenha do Livro O que é Educação Carlos Rodrigues Brandão
  • Resenha do livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!