Resumo livro pedagogia da autonimia

412 palavras 2 páginas
Resumo – Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire

1.9-ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO E A ASSUNÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL - Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar condições para que os educandos em suas relações sejam levados à experiências de assumir-se. Como ser social e histórico, ser pensante, transformador, criador, capaz de ter raiva porque capaz de amar.
A questão da identidade cultural não pode ser desprezada. Ela está relacionada com a assunção do indivíduo por ele mesmo e se dá, através do conflito entre forças que obstaculizam essa busca de si e as que favorecem essa assunção.
Isto é incompatível com o treinamento pragmático, com os que se julgam donos da verdade e que se preocupam quase exclusivamente com os conteúdos.

Minha parte de falar:
Um simples gesto do professor pode impulsionar o educando em sua formação e auto-formação. A experiência informal de formação ou deformação que se vive na escola, não pode ser negligênciada e exige reflexão. Experiências vividas nas ruas, praças, trabalho, salas de aula, pátios e recreios são cheias de significação.

Cap 2
As considerações ou reflexões até agora vêm sendo desdobramentos de um primeiro saber inicial apontado como necessário à formação docente. Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho — a de ensinar e nãoa de transferir conhecimento. É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda educação como processo permanente. Mu­lheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconheceram inacabados.

Parte da Bruna
Outro saber necessário à

Relacionados

  • sintese
    4988 palavras | 20 páginas
  • Palavras Incertas Authier Revuez
    57594 palavras | 231 páginas
  • A origem da língua portuguesa
    6750 palavras | 27 páginas
  • Livro IPSS
    147459 palavras | 590 páginas