Resumo livro oque é sociologia huamidades

807 palavras 4 páginas
Livro : Oque é sociologia
Materia: Humanidades
Universidade de Brasilia
O autor do livro tem como objetivo descrever os aspectos mais precisos que definem a sociologia. Entretanto a sociologia é extremamente contraditória devido aos diferentes interesses da sociedade, o livro parte do principio de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão das situações sociais novas, formuladas pela sociedade capitalista, ela sempre foi algo mais do que um questionamento sobre a sociedade moderna. Todos os interesses políticos e econômicos das classes sociais exercem grandes influencia na formação do pensamento sociológico.
O surgimento da sociologia aconteceu em um conjunto de pensadores que se habilitarão em entender as novas situações vividas pela desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista. O século XVIII foi importante para o seu surgimento devido as grandes transformações econômicas culturais e políticas que afetavam mudanças no ocidente europeu. A sociologia foi desencadeada pela Revolução Francesa e a Industrial. A revolução Industrial significou muito mais do que a utilização da maquina a vapor e de seus métodos produtivos, ela representou a satisfação plena da industria capitalista, que transformou grandes massas humanas em trabalhadores industriais.
Num período de 80 anos a Inglaterra modificou a sua fisionomia, pequenas cidades rurais começaram a se desencadear em grandes cidades urbanas que eram responsáveis em fabricar e espalhar produtos para o mundo inteiro feitos pelas industriais. A atividade fabril trouxe diversas conseqüências como mulheres e crianças em enormes jornadas de trabalho,sem férias e feriados ganhando um salário. O papel do proletariado se tornou mais importante. A insatisfação era tão grande dos trabalhadores que eles fizeram inúmeras revoltas o que contribuiu para a criação de sindicatos e associações
Os pensadores ingleses que testemunharam estas transformações eram homens voltados para

Relacionados