Resumo livro lógica do consumo

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
O livro começa falando sobre o vício do fumo. Espalhado pelo mundo inteiro é muito difícil de entender o porquê desse vício. Nas caixinhas de cigarro há imagens de advertência, mas as pessoas simplesmente as ignoram. Aqui vemos como o marketing atinge nosso cérebro, como nosso inconsciente fala mais alto que o consciente. Muito pelo contrário, ao invés dessas imagens atingirem as pessoas elasatingem seus “pontos de desejo”, ou seja, as imagens estimulam a pessoa a fumar, e é isso que todas as empresas querem para seu Marketing: saber o que o consumidor raciocina e como deixar a imagem gravada na cabeça de todos. Nossa mente irracional exerce uma influência poderosa sobre as escolhas que fazemos. O desafio das empresas é justamente descobrir o que nosso inconsciente quer. O que oinconsciente do consumidor quer comprar. Nem sempre expressamos ou reagimos a sentimentos conscientemente. Existe toda uma área de pensamento e sentimento que permanece fora do nosso alcance, ou seja, para os profissionais de marketing tentarem entender a cabeça do consumidor, terão que entrevistar o cérebro deles.
É por meio das emoções que nosso cérebro codifica as coisas que tem valor, e uma marcaque nos cativa emocionalmente, como Apple ou Harley Davidson, vencerá qualquer teste que for feito com nós. Falando disso, foi feito uma pesquisa se a pessoa prefere um premio imediato, mas com menos gratificação, ou um pouco mais demorado porem com gratificação maior. A partir do momento que se começa a mexer com nossas emoções, lógico que o imediato vencerá. Nós queremos consumir a toda hora,sempre!
Mudando de assunto, em 1930 o Merchandising entra em cena. Tais tentativas como o chocolate Hershey no filme E.T. ou a Coca-Cola no programa American Idol, deram certo, triplicando a venda de chocolates Hershey, por exemplo. Hoje em dia, somos bombardeados, puxados, incitados, sobrecarregados e oprimidos por um fluxo constante e ostensivo de merchandising. O merchandising não é somente jogaro produto na tela, deve saber trabalhar com isso para que fique na cabeça das pessoas. Para que o merchandising funcione o produto precisa fazer sentido dentro da narrativa do programa em que aparece.
Um cientista italiano chamado Rizzolati estudou o cérebro de um macaco e chegou numa teoria que chamou de “neurônios-espelho” – neurônios que se ativam quando uma ação esta sendo realizada equando a mesma esta sendo observada. Quando assistimos alguém fazendo algo, como Ronaldinho, fazendo um belo gol, nosso cérebro reage como se nos mesmos estivéssemos realizando aquela atividade, ou seja, é como se ver e fazer fossem a mesma coisa. Quando alguém boceja, bocejamos junto, ao andar com um idoso diminuímos nosso passo, quando você vê alguém sorrindo, sorri junto; tudo isso são nossosneurônios-espelho. Assim como os fones brancos de Steve Jobs. Ao ver aqueles fones descolados saindo da orelha de alguém, logo você tem vontade e desejo de ter igual. Esse conceito de imitação é um fator importante na nossa motivação para comprar o que compramos. Só o ato de vermos algo repetidamente, temos desejo de comprá-lo, como Crocs, podemos achar algo feio, mas depois passamos a gostar, pois todosusam.
Em 1957 surge a primeira mensagem subliminar no cinema, mundialmente conhecida por aumentar a venda de pipoca e Coca-Cola na sessão. Depois a mensagem subliminar foi proibida podendo punir a empresa que fizesse, pois faz com que os consumidores inconscientemente alterem ou comprem certos bens, tornando a propaganda enganosa ou injusta. Claramente, a publicidade subliminar permeia muitosaspectos da nossa cultura e nos acomete diariamente.
Há rituais que ajudam a formar ligações emocionais com marcas e produtos. Parece que é uma religião com certo produto, colamos a esse produto, como por exemplo, a Apple. É muito seguro pensarmos que outros milhões de pessoas usam o mesmo produto descolado que eu. A maioria das coisas que compramos é mais um comportamento ritualizado do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo logica do consumo
  • Resumo a logica do consumo
  • Resumo Do Livro Sociedade De Consumo
  • Resumo do livro vida para consumo
  • Resenhas sobre o livro a lógica do consumo
  • RESUMO LIVRO PÓS-MODERNISMO E CULTURA DO CONSUMO
  • Resumo Livro
  • A lógica do consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!