Resumo: livro inovação e espirito empreendedor perter f. drucker

Páginas: 17 (4234 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CLAUDENIR SOUZA DA SILVA

RESUMO: LIVROINOVAÇÃO E ESPIRITO EMPREENDEDOR
PERTER F. DRUCKER

Trabalho desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo do Curso de Administração, sob a orientação do Prof. Regivaldo Pereira.

Imperatriz
2012
CAPITULO - 3
FONTE: O INESPERADO

I

O SUCESSO INESPERADO

Nenhuma outra área ofereceoportunidade mais rica para uma inovação bem sucedida que o sucesso inesperado. Em nenhuma outra área, as oportunidades inovadoras são menos árdua. No entanto, o sucesso inesperado é totalmente negligenciado; e, pior ainda, as administrações tendem ativamente a rejeitá-lo.
Neste capitulo temos o exemplo de uma das maiores lojas de departamentos de Nova York, a Macy’s, era especificamente uma lojade artigos de moda, não sabia como parar as vendas de aparelhos e utensílios domésticos, não que com as vendas estivessem perdendo dinheiro, mas pelo contrário, as margens de lucro eram maiores do que as de artigos de modas, e não havia devoluções e praticamente nenhum furto.
Embora eles costumassem vender utilidades principalmente para quem vinha fazer compras de moda, passaram a vender artigosde moda para quem vem comprar utilidades. As vendas das utilidades caseiras cresceram muito depressa e já correspondiam mais de 60% do total dos lucros. Para o presidente da loja, isso era anormal, por que pra ele as vendas dos artigos de moda deveriam ser a maior lucratividade da loja compreendendo assim mais de 70% do total.
E durante quase 20 anos depois desse episodio, a Marcy’s de Nova Yorkcontinuou à deriva. Ao mesmo tempo em que a Marcy’s rejeita a esse sucesso inesperado, outra grande loja de Nova York, a Bloomingdale’s, tirava proveito de idêntico sucesso inesperado para alcançar o segundo lugar no mercado de Nova York. O grande crescimento de vendas utilidades domésticas no inicio dos anos 50, fez com o que a Bloomingdale’s fosse ao encontro das oportunidades. Percebeu quealguma coisa inesperada estava acontecendo e analisou. Daí estabeleceu uma nova postura no mercado baseada no departamento de utilidades do lar. Não é fácil para uma administração aceitar o sucesso inesperado. “Exige determinação, diretrizes especificas e disposição para encarar a realidade, e a humildade para reconhecer que, estavam errados”!
Podemos citar aqui também alguns dos sucessosinesperados como os das mine-unsinas, os antibióticos no uso da veterinária o dos instrumentos de laboratoriais projetados para hospitais em laboratórios industriais e universitários.

II

O FRACASSO INESPERADO

Os fracassos, diferentemente dos sucessos, não podem ser postos de lado e raramente são desconhecidos. Mas são poucas vezes vistos como sintomas de oportunidades. Uns bons números defracassos são naturalmente, nada mais que erros, os resultados de ganância, estupidez, participação irrefletida, ou incompetência, no projeto ou na execução. No entanto, se algo falha a despeito de ser cuidadosamente planejado, cuidadosamente desenhado e conscienciosamente executado, esse fracasso muitas vezes revela mudanças latentes e, com elas oportunidades.
O sucesso ou fracasso de umconcorrente é também importante. Em qualquer dos casos deve-se considerar o evento com seriedade, como um sintoma de oportunidades inovadora. Não se deve apenas “analisar”, e sim sair a campo para procurar saber o que acontece realmente.
O fracasso do automóvel Edsel, da Ford Motor Company, em 1957, faz parte do folclore americano. Mesmo gente que ainda não havia nascido quando Edsel fracassou já ouviufalar dele, pelo menos nos Estados Unidos. Mas a convicção generalizada de que Edsel foi uma jogada precipitada está totalmente errada.
Em 1957, a Ford havia se restabelecido firmemente como um forte concorrente em três dos quarto maiores mercados americanos de automóveis: o “standard”, com a marca Ford; o “ médio-inferior”, com o Mercury; o “alto”, com o Continental.
A Ford foi a extremos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: livro inovação e espirito empreendedor perter f. drucker
  • Resumo livro "inovação e espírito empreendedor"
  • Resumo do livro inovação e espirito empreendedor
  • Resumo de inovação- Livro " O FUTURO DA INOVAÇÃO"
  • resumo do livro espirito das leis
  • Resumo do livro: Administração para Empreendedores
  • Resumo do livro o empreendedor
  • resumo do livro a arte da inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!