Resumo livro: Como se faz analise se conjuntura

Páginas: 8 (1820 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
LIVRO: COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA
Resumo
O autor começa falando que a análise de conjuntura é procurar respostas para algo que não foi esclarecido, como ele mesmo diz “não basta está com a leitura do jornal em dia”, é preciso estar interessado e com necessidade de saber mais sobre o devido assunto em questão. Ela é feita até nas coisas mais simples do nosso dia a dia, como por exemplo:sair de casa, ir trabalhar, decidir largar o emprego. Para realizar todas essas situações é preciso fazer uma avaliação sobre os interesses e as necessidades de decisão antes que a mesma seja tomada.
“A análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse[...].”(p.8)
No primeirocapítulo o autor apresenta cinco categorias para se fazer uma análise.
A primeira delas é o acontecimento e para isso é necessário diferenciar um fato de um acontecimento, ou seja, é necessário distinguir o que foi realmente importante para um país, para uma classe social, um grupo social ou uma pessoa, do que tenha sido apenas um simples fato, algo banal.
Para definir o acontecimento o autor nosmostra que algo que seja comum no nosso dia a dia se ocorrido com uma pessoa importante com “nome” conhecido, se torna um acontecimento. Como por exemplo: o beijo de Judas. Para nós o beijo é algo comum, banal, apenas um fato. Porém nesse caso o beijo de Judas representou uma traição a alguém conhecido e importante naquela época. Dessa forma diferenciamos o acontecimento do fato.
Feito isso devemosagora distinguir os acontecimentos segundo sua importância, nesse caso o grau da importância é muito relativo, pois fica a critério de quem o analisa. O que pode ser uma informação útil para alguém, para outro pode não ser.
Para se analisar uma conjuntura é fundamental que o período ou o local sejam identificados.
A segunda categoria é o cenário que por sua vez é de suma importância poisidentificar o cenário que essas lutas acontecem mostra o poder dela. Para o governo é muito mais viável e controlado que a luta saia da praça e se torne parlamentar, porque dessa forma ele tem um controle maior sobre ela. O cenário em que a luta está inserida também influencia no seu desenvolvimento.
A terceira é os atores que não se limita a grupos sociais ou pessoas, o “ator” também pode ser asinstituições, partidos políticos, um sindicato, igrejas, televisão, rádio, jornais. Um “ator” é todo aquele que representa algo relevante para a sociedade.
A quarta categoria é a relação de forças que se caracteriza com as ligações entre grupos sociais. Essas relações de forças podem ser de subordinação, domínio, cooperação ou igualdade. É necessário que as relações de forças estejam bem claras paraque seja feita uma análise de conjuntura adequada. Sempre levando em conta que essas relações são mutáveis de acordo com cada situação ou momento.
E a quinta categoria é a análise de fatos, eventos tendo como pano de fundo as “estruturas”, ou articulação entre estrutura e conjuntura. Nessa categoria fica claro que todos os acontecimentos que formam uma conjuntura não se dão no vazio, eles sãoformados de relações sociais, econômicas e políticas que possuem uma história um passado. Quando juntamos os dados, os acontecimentos e os atores, estamos relacionando a conjuntura à estrutura. É importante entender a causa, a lógica e o propósito dos acontecimentos para que se entenda a lógica e se chegue a uma possível solução de uma forma mais contundente, atentando-se para novos sinais e assimprocurar soluções inéditas.
Existem dois modos de se ler a conjuntura, a partir do ponto de vista do poder dominante ou a partir do ponto de vista dos movimentos populares e classes subordinadas. Geralmente as análises de conjuntura são feitas pela classe dominante e tem como objetivo reorganizar alguns elementos da realidade que de alguma forma não se adaptam aos seus interesses, transformando-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro como se faz análise de conjuntura
  • Resenha
  • Como se faz análise de conjuntura econômica
  • Como se faz analise de conjuntura
  • Como se faz analise da conjuntura
  • Como se faz análise de conjuntura
  • como se faz analise de conjuntura
  • como se faz analise de conjuntura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!