Resumo Livro Casimiro Montenegro Caps. 13, 14, 15

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014


UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
FACULDADE DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
AVIAÇÃO CIVIL


Livro: Montenegro – As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil.
Professor Ms. Adalberto Febeliano


Resumo capítulos “13;14;15”















São Paulo, 2014.
O capitulo 13 aborda um momento turbulento e dificuldades criadas após um momento de ausência doMontenegro e todos os problemas e divergências que ele encontrou após o seu retorno. Problemas os quais tiveram como principal agente o diretor Ballousier, pois apesar de Casemiro estar afastados todos tinham total ciência da influência do diretor Montenegro sobre o CTA.
A presença de Ballousier na diretoria criou uma atmosfera de animosidade entre os integrantes da diretoria. O modo rígido de agire conduzir o CTA de Ballousier fazia com que todos entrassem em conflito com o mesmo.
Montenegro descontente com a direção e modo de atuar do Ballousier tentou afastá-lo do cargo, convidando-o para ser representante do ministério da aeronáutica. Baullousier percebendo a manobra recusou em uma carta enviada ao Montenegro, onde fez duras críticas à instituição e aos alunos, comentando inclusive queestava por vir uma sovietização no ITA, o discurso foi recebido com repudio pela congregação dos professores do Instituto em uma carta aberta em resposta ao diretor.
Após pacificar os ânimos internos, Montenegro iria afrentar problemas muito mais graves, atraso e diminuição de verbas do governo para ITA foi um dos principais problemas que o Montenegro enfrentou. Com isso desencadeou uma série dedificuldades no Centro Aeronáutico como a suspensão de admissão de professores, queda no salário dos docentes (fruto do não reajuste salarial regular), perda de professores para iniciativas privadas e outras instituições dentre outros. Tal situação se agravou ao ponto de Montenegro quebrar um dogma que ele sempre exigiu de todos, que era a dedicação exclusiva de seus professores e técnicos aoCTA.
Por conta de tudo isso Montenegro iniciou uma campanha publica em favor da sobrevivência do ITA. Montenegro por ser um cara muito discreto, através de contatos convidou diversas pessoas públicas, jornalistas e formadoras de opinião. Um dos convidados foi o poeta e editor Augusto Frederico Schmidt - intelectual renomado na área da literatura brasileira - que visitou e conheceu o funcionamentodo CTA. Casemiro esperou assim que de alguma forma o Schmidt divulgasse o ITA para todos que ainda não conheciam da forma correta. Na época o ITA era desconhecido por grande maioria dos brasileiros. Então o poeta divulgou três artigos em um respeitado jornal da época. O primeiro artigo se chamava “Conspiração de São José”, que louvava e descrevia Montenegro como um “incorrigível conspirador”, osoutros dois artigos mantinham o tom, exaltando com entusiasmo o ITA como a melhor e mais autêntica universidade brasileira. Apesar disso o CTA não obteve respostas concretas e financeiras por parte do ministério da aeronáutica, entretanto a Instituição conseguiu exposição a nível nacional, mostrando aos brasileiros a imensidão, seriedade e importância ao país o projeto idealizado por Casemiro.Mesmo diante de todos os problemas que passava o CTA, foi fundado em outubro o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, o IPD, que tinha como objetivo desenvolver a indústria aeronáutica brasileira no setor público e privado, (Embraer foi um dos embriões nascidos deste projeto). O IPD em seus diversos projetos trouxe cientistas internacionais que posteriormente passaram a fazer parte e enriquecer ogrupo de pesquisadores do ITA, contribuindo mais ainda com o desenvolvimento do CTA. Embora o sucesso posterior, na ocasião o IPD tenha sido recebido por críticas por conta da frágil situação financeira que mal sustentava o CTA, era visto como um agravante a tal conjuntura das finanças, podendo então sucumbir com o ITA (André Meyer, atual reitor na época, era contra a criação do IPD naquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do cap. 13 e 14 do livro primavera silenciosa
  • Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro curso de economia de fábio nasser
  • Resumo Livro Chiavenatto
  • Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro methodology in tesol
  • Resumo Cap 13 e 15 Livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais
  • Exercicios de economia
  • RESUMO CÁPITO 13, 14 E 15 PLT 302
  • Resumos dos Capítulos 13, 14 & 15

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!