Resumo - Letramento: um tema em três gêneross

4542 palavras 19 páginas
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.

Letramento, é um conceito recente no campo da Educação, das Ciên-cias Sociais, da História e das Ciências Linguísticas. Foi no livro de Mary Kato, (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística), há cerca de vinte anos atrás, que houve uma das primeiras ocorrências deste termo com o sentido diferente do que temos hoje. Kato “diz acreditar que a língua falada culta é consequência do letramento”.
Dois anos mais tarde, Leda Verdiani Tfouni em (Adultos não alfabetiza-dos: o avesso de avesso), distingue alfabetização de letramento logo no capítulo introdutório. Magda Soares defende que talvez tenha sido neste momento que a palavra letramento tenha ganho estatuto e termo técnico no léxico dos campos da Educação e Ciências Linguísticas.
Magda Soares questiona sobre o surgimento desta nova palavra. Se-gundo ela novas palavras são criadas quando emergem novos fatos, novas ideias, novas maneiras de compreender os fenômenos. Assim, letramento, palavra do mesmo campo semântico de analfabetismo, analfabeto, alfabeti-zar, alfabetização, e mesmo, letrado e iletrado surge como uma palavra que resulta da “ação de ensinar ou aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita” (Soares, 2003).
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa:
Analfabetismo: “estado ou condição de analfabeto”.
Analfabeto: “que não sabe ler ou escrever”.
Alfabetizar: “ensinar a ler” (e também a escrever, que curiosamente o dicionário omite).
Alfabetizado: “aquele que sabe ler” (escrever)
Letrado: “versado em letras, erudito”.
A palavra, letramento, é uma tradução da palavra inglesa literacy, os dicionários definem a palavra com sendo a condição de ser letrado; versado em letras, erudito. Tal palavra ainda não está dicionarizada mas vem sendo usada com frequência entre os especialistas da área. Sendo assim, este termo surge a medida

Relacionados