Resumo LESTCOM

1953 palavras 8 páginas
TIPOLOGIAS DE IMITAÇÃO ESTÉTICA NA PROPAGANDA

Parte negativa da imitação

Parte positiva da imitação

ferir direitos oferecer padrões de compreensão de mensagens repetir conhecimentos reafirmar informações pasteurizar modelos reapresentar situações de vida e consumo, dentre outros homogeneizar produtos

empobrecer o universo cultural

servir como parâmetro educacional

inadequado na formação de pensadores

cidadãos e profissionais

As tipologias possíveis de imitação na estética publicitária são:
Falsificação,
Pirataria,
Plágio,
Knockoff,
Adaptação
Paródia

Falsificação
Falsificações artísticas são reproduções que tentam se fazer passar como obras originais.
Dois dos elementos essenciais na falsificação comercial são a existência da fraude e a não autorização do fabricante.
Pirataria
Caracteriza as falsificações como cópias ilegais ostentando a mesma marca ou logotipo do original; consistem em produtos inferiores vendidos a um preço mais baixo que o original. Portanto, a pirataria contém ingredientes da falsificação, caso da imitação ilícita de produtos. Porém, retrata também a distribuição, venda e fluxo ilegal desses produtos no mercado, o que inclui a propaganda nesse processo.

Plágio
Plágio é o ato de usar o trabalho de alguém sem conceder o devido crédito, constituindo crime de propriedade intelectual.
Knockoff
knockoff pode ser considerado um conjunto marca-produto alusivo a outro já estabelecido no mercado ou uma expressão promocional que arremeda outra já publicada, caso de Nide, ao invés de Nike, ou Shel, ao invés de Shell.

Adaptação
As adaptações são adequações, traduções ou transplante de conteúdos de um contexto para outro. O segundo item deste artigo desenvolveu terminologia correlata às adaptações, caso de transmutação,tradução, transcrição, transposição, transcodificação, transmediação, transcriação, reprodução, duplicação e decalque.
A adaptação, mesmo no campo publicitário, tem como referência uma obra anterior e exercita a inovação

Relacionados