Resumo: leitura, construção do conhecimento

Páginas: 17 (4144 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
LEITURA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - RESUMO
O artigo apresenta algumas considerações sobre o papel da leitura no processo de construção do conhecimento. Antes de chegar a elas, pareceu-nos útil trazer as concepções de conhecimento, a partir das idéias de alguns pensadores ao longo da história da humanidade. O conhecimento engloba a totalidade da experiência humana, exige a curiosidade dosujeito em face ao objeto a ser conhecido e requer dele uma ação transformadora sobre a realidade. Assim, a busca do saber é uma atividade inerente e exclusiva do ser humano. A leitura pode ser considerada um meio possível de se chegar ao conhecimento. Como conhecer através da leitura? Para tratar deste assunto tivemos como principais interlocutores o grande educador brasileiro, que se preocupou emcriar uma teoria do conhecimento e que, de certa forma, desenvolveu uma epistemologia da leitura, Paulo Freire e, o estudioso na área da leitura, Alberto Manguel.
Palavras-chave: Epistemologia; conhecimento, leitura e construção do conhecimento.
ABSTRACT
The article presents some considerations on the role of the reading in the process of the knowledge building. Before arriving them, it seemed forus to be useful to bring some conceptions of knowledge, from the ideas of some thinkers along the history of the humanity. The knowledge includes the totality of the human being experience, demands curiosity by the citizen in face to the object to be known and requires from him a transforming action on the reality. Thus, the search of knowing is an inherent and exclusive activity of the humanbeing. Reading can be considered a possible way to get knowledge. How to know by reading? To deal with this subject we had as the main interlocutor the great Brazilian educator, who worried in creating a theory of the knowledge and that, in certain way, developed an epistemology of the reading, Paulo Freire, and, the studious on the reading area, Alberto Manguel.
Key-words: Epistemology; knowledge,reading and knowledge building.
INTRODUÇÃO
A busca do conhecimento é uma atividade inerente e exclusiva do ser humano. Existem várias teorias que tratam dos caminhos que levam o homem ao conhecimento. Este trabalho busca compreender a leitura como um caminho possível para se chegar ao conhecimento. Tem como ponto de partida para a busca dessa compreensão o pressuposto freireano de que "a leiturado mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele" (1994, p. 20).
Dizendo de outra maneira ler a palavra e apreender o seu sentido exige ter a experiência de estar em contato com a realidade concreta, cultural (o mundo). Pensando assim, não é possível desenvolver um trabalho de leitura fora do mundo da cultura. Paulo Freire ratifica esteposicionamento quando afirma "Eu digo que ler não é só caminhar sobre as palavras, e, também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. É descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto, e também como vincular o texto/ contexto com o meu contexto, o contexto do leitor" (1996:22).
A partir dessa afirmação de Paulo Freire é possível pensar numa relação dialógica entreo sujeito, a sua realidade e o conhecimento.
Freire (op.cit) em seus pressupostos teóricos sustenta que, durante o processo de leitura, há necessidade de se estabelecer uma relação profunda entre o sentido e o significado. apreender a significação profunda, pois só apreendendo-a seremos capazes de saber. Para ele, a memorização mecânica de um texto não se constitui em conhecimento do objeto deque este fala. Ele insistia na importância do 'adentramento' nos textos a serem compreendidos. Assim, podemos considerar a leitura não apenas como ato mecânico, mas como um processo de descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso.
Esse processo é ratificado pela fala de Manguel (2004), quando durante a leitura de um livro silencia e traz à memória o momento em que viu numa vitrine do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da leitura na construção do conhecimento
  • A leitura na construção do conhecimento
  • Resumo
  • Resumo crítico: a construção do conhecimento
  • A importância da leitura na construção do conhecimento científico
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA
  • Leitura: contribuições para a construção do conhecimento no ensino fundamental i
  • LEITURA, RE-LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!