RESUMO - lei geral da acumulação primitiva

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Introdução
Esse texto é resultante de uma análise embasado nos estudos do autor Karl Marx, um grande influenciador nas áreas econômicas, politicas, sociais entre outros. José Paulo Netto foi um dos estudiosos que aprofundou a teoria marxista em suas obras, e que também será incluído nessa discussão ao redor da LEI GERAL DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA. Com base nos em que o autor Karl Marx coloca,a composição do capital decompõe em meios de produção e força de trabalho, onde a procura por força de trabalho aumentará na mesma proporção do capital que, produz anualmente mais valia se agregando ao capital original que está circulando. A acumulação crescente e a centralização acabam por desencadear mudanças na composição do capital, ao passo que o capital constante cresce, o capital variáveldiminui. Outro modo de acumulação de capital poderia ser a ampliada, que utiliza da mais-valia para investimento em novos empreendimentos. Com esses fatores, pode fazer com que as necessidades de acumulação do capital ultrapassem o crescimento da força de trabalho, a oferta de trabalhadores, ou seja, com a substituição do homem pelo maquinário e a forma de estruturação do modo de produção foifundante para designar um exército industrial de reserva, ou seja, uma grande massa de trabalhadores desempregados que não encontra compradores para sua força de trabalho.
1. Superpopulação Relativa.
“A acumulação capitalista produz constantemente – e isso em proporção à sua energia e às suas dimensões - uma população trabalhadora adicional relativamente supérflua ou subsidiária, ao mesmo noconcernente às necessidades do aproveitamento por parte do capital (Marx, 1984, I, 2:199).” (Karl Marx)
Mostra que a classe de trabalhadores excedentes é produto necessário da acumulação ou do desenvolvimento da riqueza no sistema capitalista, sendo esses a alavanca para acumulação capitalista, sendo quase uma parte concreta do modo de produção capitalista servindo como incentivo para os capitalistas,tendo essas forças de trabalho estocadas a serviço das necessidades variáveis de expansão do capital e sempre prontos a ser explorados. De acordo com Karl Marx a própria classe trabalhadora ajuda a constituição dessa classe de trabalhadores desempregados e semiempregados, pois, é essa classe que ajuda a acumulação do capital. Uma parcela dos trabalhadores que fazem parte desse “ exército industrialde reserva” é introduzido no mercado por épocas sazonais, de acordo com a necessidade do mercado, mantendo a manutenção desse sistema. Marx observou que a superpopulação adquire formas variáveis, sendo as três principais: flutuante constituída pelos trabalhadores que em grandes centros industriais e mineiros, ora estão empregados, ora não; a latente que são aqueles que existem nas áreas ruraisquando nelas desenvolve relações capitalistas fazendo que esses migrem para zonas industriais; e a estagnada que é formado por aqueles que trabalhadores que por não conseguirem um trabalho fixo, acaba por ter ocupações informais. Com esse quadro, é fácil identificar o pauperismo que se encontram essa classe de trabalhadores, lumpepauperismo, que está imersa nessa massa. Como cita Marx:
“constituio asilo para os inválidos do exército ativo de trabalhadores e o peso morto do exército industrial de reserva” (Marx, 1984, I, 2: 209).
A existência dessa classe trabalhadora faz com que os capitalista baixem ainda mais os salários, sendo essa o resultante para os capitalistas.
“Quanto maiores a riqueza social, o capital em funcionamento, o volume e a energia de seu crescimento, portantotambém a grandeza absoluta do proletariado e a força produtiva de seu trabalho, em relação ao exército ativo de trabalhadores, tanto mais maciça a superpopulação consolidada, cuja miséria está em razão inversa do suplício de seu trabalho. Quanto maior, finalmente, a camada lazarenta da classe trabalhadora e o exército industrial de reserva, tanto maior o pauperismo oficial. Essa é a lei absoluta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: lei geral da acumulação capitalista
  • A lei Geral de Acumulação Capitalista
  • Lei geral da acumulação capitalista
  • Lei Geral da Acumulação Capitalista
  • A Lei Geral da Acumulação Capitalista
  • Lei Geral da Acumulação
  • Marx
  • Acumulação primitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!