Resumo - Língua de Eulália

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Língua de Eulália

RESUMO

Nesta obra o autor conta a história de três universitárias que vão passar asférias na casa de uma linguista chamada Irene, tia de uma delas. Ao chegarem, examinam e espantam-se com o português de Eulália, empregada da linguista. A dona da casa,então, sugere que as meninas tenham algumas aulas para entender sobre os preconceitos linguísticos.
A professora de linguística, explica que o preconceito não possuiuembasamento, pois no universo da empregada, sua fala está correta. Menciona que a minoria da população que tem um português culto, descrimina a maioria com a linguagem forados padrões, incluindo os próprios educadores. As escolas impõem o português padrão como o absolutamente correto e, com isso, afastam os alunos. Explica que a forma“não padrão” é enxuta e acompanha a mudança da língua ao decorrer do tempo, sendo que, cada região do Brasil tem a sua particularidade, de acordo com os imigrantes recebidos.Além dos imigrantes, a linguista explica que, algumas palavras podem ser heranças muito antigas, chamada arcaísmos. Um exemplo simples é compararmos o passado com oportuguês atual, desta forma, pode ser considerado que também falamos errado.
A imposição das escolas não respeitam as transformações na forma de falar, quando ocorreto, seria instruir o aluno a dominar a escrita, pois, está é universal e não pode sofrer variações.
Com isso, o autor frisa a mensagem predominante do livro “respeito”,com tantas evidências, pode se afirmar que não existe a forma errada de se falar e, tão pouco, devemos inferiorizar quem desconhece a língua padrão.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro
  • Resumo do livro a língua de eulália
  • Resumo de "a língua de eulália"
  • Resumo do lingua de eulalia
  • Resumo do Livro "A Língua de Eulália".
  • Resumo
  • Resumo a língua de eulália
  • Resumo a Língua de Eulália

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!