Resumo Introdu o Conhecer e Aprender Pedro Demo e Taxonomia de Bloom

757 palavras 4 páginas
Curso: MEX 2014 Data: 09/02/15
Disciplina: Estratégias de Ensino Aluno: Leonardo Araujo de Carvalho

Resumo – Introdução Conhecer e Aprender – Pedro Demo
O texto de Pedro Demo introduz as ideias que pretende discutir no seu livro “Conhecer e Aprender” sobre a educação como ferramenta produtora de conhecimento e aprendizagem num sentido transformador. O autor põe em cheque as formas tradicionais de ensino que não promovem o senso crítico, reflexão, ou uma postura questionadora e participativa na sociedade.
Por vezes se identifica uma postura mais acomodada e simplista por parte dos educadores, onde a técnica mecanicista restringe os reais objetivos pedagógicos. Não basta uma postura instrucionista dos professores, que atuam como meros reprodutores e copiadores, sem nenhuma contribuição reflexiva. A contestação e a dúvida devem ser trazidas para a sala de aula como estímulo participativo, transformando alunos de meros espectadores em atores, e mesmo autores.
Outro ponto que o autor ressalta como fundamental na educação é a forma de atuação que os educadores. Estes devem exercer um papel de “facilitadores” da aprendizagem neste processo de interiorização do conhecimento e na transformação dos alunos em sujeitos autônomos.
Mais do que a técnica e conhecimento puro, deve estar no foco dos educadores o desenvolvimento do ser como um ente político, com o objetivo de serem formados verdadeiros cidadãos e construtores de uma nova sociedade.
Pesquisa:

1 - Filme: Escritores da Liberdade, conta a história de uma professora americana que numa escola pública é destinada a assumir uma turma de alunos de classes sociais inferiores consegue, a revelia de seus superiores, fazer entender os seus alunos que a educação pode ser um verdadeiro meio de libertação, fazendo com que se tornem autores de suas próprias histórias.

2- Lev Vigotsky – Psicólogo / professor fundou a psicologia histórico cultural ou teoria histórico

Relacionados

  • N CLEO B SICO VOL
    35197 palavras | 141 páginas