Resumo Informativo De Metodologia Cientifica Engenharia Civil Turma Extra B Aluna Yasmim Nascimento Da Silva

408 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ENGENHARIA CIVIL

YASMIM NASCIMENTO DA SILVA

RESUMO INFORMATIVO
ÉTICA EM PESQUISA CIENTÍFICA

Maceió
2015

YASMIM NASCIMENTO DA SILVA

RESUMO INFORMATIVO

ÉTICA EM PESQUISA CIENTÍFICA

Resumo apresentado ao Curso de Engenharia civil, sob orientação do prof. Ms. Flávio Pereira, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
.

Maceió
2015

DEL-MASSO, Maria Candida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155306?locale=pt_BR Acesso em: 10 de janeiro de 2015.

“Comumente, uma pesquisa origina-se de um problema, de uma indagação, de uma dúvida. Podemos dizer que a pesquisa, e aqui iremos denominar pesquisa científica, constitui-se de um processo de questionamento e de busca de respostas para diferentes temáticas. Porém, isso não é tudo. Ela consiste em um processo com método específico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para identificar respostas a um dado problema. É fundamental avaliar se o problema a ser pesquisado apresenta interesse para a comunidade científica e se o trabalho irá gerar resultados novos, relevantes e de interesse social e profissional. A ética em pesquisa deve permear todo o trabalho do pesquisador. Com o advento da internet, proliferaram-se os plágios e as cópias de textos, sem a citação da fonte de busca, desrespeitando, dessa forma, os autores. Nada impede que você faça uma pesquisa na internet, mas lembre-se de que nem toda informação que há na internet é cientificamente verdadeira. Quando iniciamos a redação de um texto científico, muitas vezes, por desconhecimento, podemos incorrer em erros que podem sugerir citação indevida. Dessa forma, o pesquisador ficará resguardado, pois em caso de concordância ou discordância da citação, remeterá o leitor à fonte

Relacionados