Resumo Indicativo: O Pensado e o Construído: Um olhar sobre o cotidiano da Escola, de Marina Ribas, Rosilda B. Martins e Teresa Jussara Luporini.

399 palavras 2 páginas
RESUMO INDICATIVO – Texto: O Pensado e o Construído: Um olhar sobre o cotidiano da Escola, de Marina Ribas, Rosilda B. Martins e Teresa Jussara Luporini.
O texto faz uma crítica a escola de ensino fundamental, onde não atingiu o seu objetivo devido ao tratamento pedagógico e administrativo que recebe, segundo a autora. Também, sobre a escola ela aborda o assunto da degradação do ensino público, que se encontra numa tremenda crise, como resultado dos sistemas econômico e político. A precariedade das instalações, a baixa qualidade de profissionais são pontos apontados na tentativa de justificar tal crise.
Para que se construa uma escola de qualidade é preciso melhorar, para o aluno, as condições de acesso e permanência, ofertando-o ensino de boa qualidade.
Mostra duas práticas apontadas pelos professores em sala de aula: Uns caminham para a mudança, com propostas metodológicas alternativas e outros evidenciam o poder do macro sobre o microssocial.
São muitas as dificuldades encontradas pelo professor, até mesmo, cita a formação de profissionais com conhecimentos deficientes, falta de comprometimento e de responsabilidade. Além disso, revela que ações internas da escola podem potencializar ou minimizar distorções no sistema educacional.
A autora aborda também o ensino supletivo como assunto em seu texto.
Este tipo de ensino se deu devido a grande evasão escolar e repetência na 5ª série. Hoje é oferecido ensino regular e supletivo de 1ª a 8ª série e especial. Os alunos que frequentam são geralmente das classes populares e em bairros de sua proximidade. Assim, em 1989 foi elaborado em três eixos: a força da gestão interna da escola, ação supervisora e comprometimento dos professores. Esta atividade teve grande valor, uma vez que a escola pública pretende oferecer ensino de qualidade. A prática da supervisão compartilhada possibilitou a melhoria do desempenho docente e discente.
Logo, a qualidade do ensino está diretamente ligada a competência dos profissionais

Relacionados