Resumo indicativo de “Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber”

Páginas: 11 (2714 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Resumo indicativo de

“Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber” de Tani Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira e Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira.
2003, Editora UFMG, p. 1 a 23.

MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
A Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século XIX na Europa no auge de dramáticas turbulências políticas,econômicas e sociais ocorridas a partir do século XVI no qual começara a despontar uma separação da Era Medieval. Mudanças na organização política e jurídica, nos modos de produzir e de comerciar geravam conflitos ideológicos. O avanço do capitalismo foi desestruturando os fundamentos da vida material, as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos que sustentavam o antigosistema, além de ter provocado o enfraquecimento dos estamentos tradicionais e das instituições feudais.
A partir do nascimento do proletariado na revolução industrial, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização se intensificou assim como a presença de grandes centros industriais. A capitalização e modernização da agricultura provocaram o êxodo de milhares defamílias que foram à procura de trabalho, pois haviam sido expulsas do campo. As cidades foram crescendo acelerada e desordenadamente propiciando, principalmente entre os mais miseráveis, o aparecimento de fatores como fome, falta de esgotos e de água corrente, lixo acumulado e falta de higiene, além de doenças e epidemias que elevavam a taxa de mortalidade e diminuíam a expectativa de vida.Durante o século XVIII, as condições de trabalho eram assustadoras, os operários labutavam em turnos diários de 12 a 18 horas e ficavam expostos a acidentes e doenças devido ao ambiente insalubre das fábricas. Muitas revoltas tiveram como alvo as máquinas, como o movimento ludista, e aos poucos os operários conquistaram novos direitos à legislação trabalhista. Houve também, mudanças na instituiçãofamiliar tanto no que se refere ao status de seus membros como à natureza das relações pessoais e jurídicas. Certas instituições começaram a se consolidar e adquirir importância com a presença de uma nova sensibilidade, atitudes, comportamentos e valores distintos. A industrialização também modificou a percepção do tempo entre as populações europeias que passa a ter um registro mais preciso, poishoras de trabalho eram compradas e vendidas. O esforço para entender as causas das mudanças nas relações sociais motivou a reflexão da Sociologia.
ANTECEDENTES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA
Até o século XVIII, a maioria dos campos do conhecimento ainda era parte integral dos grandes sistemas filosóficos. A constituição de saberes autônomos envolverá questões de reflexão filosófica, como aliberdade e a razão. Os processos de ordem socioeconômica e as mudanças culturais que contribuíram para suplantar a concepção orgânica, substituindo-a por correntes de pensamentos individualistas tiveram impacto marcante para a configuração das primeiras teorias sociais modernas.
A reforma protestante do século XVI também foi importante, pois contestou a autoridade da Igreja como instância última nainterpretação dos textos sagrados e na absolvição dos pecados e fez da consciência individual o principal nexo com a divindade. Assim, generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. A crença de que a razão é capaz de captar a dinâmica do mundo material e de que a lei natural pode ser descoberta espontaneamente vai ganhando força o que faz compreendera emergência do empirismo, do racionalismo cartesiano e o avanço das ciências experimentais que caracterizarão a era moderna.
À revolução francesa atribui-se um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível. A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento elevar a humanidade a um patamar mais alto de progresso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • UM TOQUE DE CLÁSSICOS: DURKHEIM, MARX E WEBER
  • Um Toque de Clássicos: MARX, DURKHEIM, WEBER,
  • Resumo: um toque de clássicos: marx, durkheim e weber
  • Quintaneiro, tânia
  • Resenha
  • Resumo um toque de clássicos Durkheim
  • Um Toque de Classicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!