Resumo Identidade e Alienação

Páginas: 17 (4132 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
A profissão de assistente social envolve as relações com a sociedade capitalista e o desenvolvimento da prática social. É a única que trata das relações humanas no seu sentindo mais amplo, auxiliando nas necessidades da sociedade sem se que a mesma se sinta inferior. A profissão mostra os meios e a sociedade apenas escolhe qual é o melhor caminho para melhorar e evoluir-se a partir deste. O livrose trata da trajetória do serviço social até tornar-se a profissão que realiza na atualidade. Trata-se de uma profissão formada para atender as questões sociais daquela época e manter o controle social da mesma. Dentre os quais, diminuir os conflitos e desigualdades daquela época, equalizar as classes, aproximando-as e buscar sempre o direito advindo de todos. Mostra os avanços do capitalismo quecobriam a todos e a evolução do modo de produção que crescia constantemente e exageradamente, surgindo então às questões do pauperismo e da questão social. Todo esse avanço penetrou na sociedade deixando-a “cega”, surgiram-se novas sociedades e aumentou os problemas de convivência familiar. E mesmo com todo esse descaso, o capitalismo não deixou de se expandir, criando um abismo, onde de um ladoestá o progresso que cresce a cada instante e do outro a miséria incapaz de acompanhar esse progresso.
O serviço social cresceu diante da necessidade de acabar com as marcas de exploração e alienação decorrentes desse mau uso. A constante luta pela efetivação dos direitos sociais, não deve ser feita pelos assistentes sociais, para os mesmos cabem lhe a função de alertar a população, poisquem deve lutar pela efetivação é a mesma. Para falar dessa trajetória do serviço social Hegel cita a curiosidade de saber até que ponto essa trajetória favorecera ou impedira o desenvolvimento da identidade profissional e da consciência social dos agentes profissionais. E se está trajetória impedira, saber como penetrava tão fortemente a alienação no interior do cunho profissional. Dentro dessaalienação outro fator era saber até que ponto os agentes tinham consciência de que a burguesia estava progressivamente assumindo o controle de suas praticas, tornando-a uma estratégia de domínio de classe, reprodução das relações sociais e de produção de capital. Ou seja, a identidade desses trabalhadores estava sendo subordinada a sociedade burguesa.
Outro questionamento trazido por esses agentesera que desprezando á lógica do capital, estavam desprezando também o seu próprio dialético, sua própria consciência social, sua identidade profissional para dar lugar a um “não-ser”, a uma categoria sem identidade. Pois segundo Martinelli “... somente no momento que a profissão alcança sua identidade específica e distintiva é que atinge sua autonomia científica”. Essa identidade é necessáriapara definir a participação na divisão social do trabalho e na totalidade do processo social, sem ela o profissional não tem autonomia e se torna alienado, alienante e alienador de sua pratica. Á esse identidade não podemos considerá-la como idêntico ou como igual, nem como fixo ou imóvel, mas como uma identidade dinâmica que atende as manifestações que não são iguais, fixas e imutáveis, ou seja,estar atendo ao novo, a todas as determinações sociais. A busca da identidade esta diretamente relacionada com o movimento da história, tornando impossível estudar a identidade profissional sem estabelecer nexos com as revoluções burguesas, com o surgimento e evolução do capitalismo, e em destaque, com as lutas de classes, expressão forte das divergências, choques e competições que delineiam estemodo de produção.
No primeiro capitulo é feito uma analise do surgimento do serviço social e do capitalismo como fenômenos históricos diretamente relacionados. “Serviço Social: a ilusão de servir” procura responder a informação sem em algum momento o serviço social desenvolveu formas peculiares de praticas ou ateu se a estar limitado, com somente um modo de se manifestar. Avaliar todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capitulo 2 identidade e alienação
  • resumo
  • Resumo do capítulo i
  • Identidade e alienação
  • Identidade e alienação
  • Identidade e alienação
  • Identidade e alienação
  • Identidade e Alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!