Resumo Hitória Do Volei

365 palavras 2 páginas
HISTÓRIA DO VOLEIBOL
O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
FUDAMENTOS DO VOLEI BOL
Saque - É o fundamento que dá inicio a partida, pode ser feito por cima ou por baixo.
Recepção - Acontece após o saque, à técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo é colocar a bola na mão do levantador.
Levantamento - Acontece após a recepção, à técnica utilizada é o TOQUE e tem o objetivo preparar a bola para um ataque.
Ataque - O ataque é feito após o levantamento, a técnica usada para fazer o ataque é a famosa CORTADA e tem como objetivo "cravar" a bola na quadra adversária.
Bloqueio - Acontece após o ataque, é feito próximo à rede e com os dois braços erguidos e esticados. Tem como objetivo bloquear o ataque de forma que a bola caia na quadra adversária.
Defesa - Acontece após um ataque quando o bloqueio não funciona, a técnica mais utilizada para fazer a defesa é a MANCHETE, porém, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo, inclusive com os pés.

DIMÊNSOES DA QUADRA
É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores.

Relacionados

  • A VERTICALIZAÇÃO DA IMPONÊNCIA E A NEGAÇÃO DO ESPAÇO
    8286 palavras | 34 páginas
  • Meg cabot
    64051 palavras | 257 páginas
  • Napoleão bonaparte
    146304 palavras | 586 páginas