Resumo,História do Brasil,Basile,Bethel,Brasil Colônia

1817 palavras 8 páginas
● 1815: Brasil, Reino Unido a Portugal e Algarves: a naturalização da Corte nas Américas e a impossibilidade de solucionar os conflitos de interesse entre Brasil e Portugal
Com a libertação de Portugal e o término da guerra na Europa (1814-1815), a expectativa era a de que o Príncipe Regente português retornasse a Lisboa. Em dezembro de 1814, a Inglaterra se colocou inclusive à disposição do regente para sua viagem de retorno. Entretanto, D. João não era um Rei em exílio; havia trazido consigo todo o aparelho de Estado português e milhares de membros da classe governante portuguesa, muitos dos quais haviam criado raízes no Brasil. Diante de conselhos conflitantes, D. João ficou por um tempo indeciso (Bethell, 2001).
Finalmente, decidiu permanecer no Brasil; e, em dezembro de 1815, o Brasil era, inclusive, elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
A respeito dessa decisão, cabem duas observações:
1) O Brasil se transformara incontestavelmente desde a transferência da Corte, e sua elevação à condição de Reino Unido era no fundo a legalização de uma situação a que o governo não tinha como fugir, ou melhor, o reconhecimento formal do que já se verificava de fato.
Ao mesmo tempo, significava pouco em termos de mudança efetiva da condição colonial do país, permanecendo sujeito aos arbítrios políticos e administrativos da Corte, que nomeava e destituía livremente governadores militares com plenos poderes para governar as regiões do Brasil. A interferência do poder central dava-se também no plano econômico, onde, a despeito da liberalização do comércio desde 1808, a Coroa continuava como intermediária nos negócios de exportação (Basile, 1990).
2) Ainda assim, para inúmeros historiadores, o novo status do Brasil, mais do que a chegada da Corte, marcava o fim do período colonial brasileiro (Bethell, 2001).
Por quê? Porque a experiência de uma monarquia dual luso-brasileira com seu centro no Novo Mundo estava fadada ao fracasso (Bethell, 2001).

Relacionados

  • Resumo,História do Brasil,Basile,Bethel,Brasil Colônia II
    667 palavras | 3 páginas