RESUMO-HISTÓRIA DO DIREITO GERAL E BRASIL

Páginas: 3 (717 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
LIVRO: HISTÓRIA DO DIREITO GERAL E BRASIL AUTORA: FLÁVIA LEGES DE CASTRO
DISICIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO

CAPÍTULO V : GRÉCIA
ESPARTA
Foi umadas primeiras cidades-estados da Grécia, fundada no século IX A.C pelos invasores Dórios. Estes eram dedicados às práticas militares e obtinham recurso através de guerras. A Organização política daGrécia era ditada pelas condições geográficas e econômicas.
A Sociedade Espartana: era dividida em camadas sociais da seguinte forma:- Esparciatas: eram os Dórios e seus descendentes, (filhos de mães epais espartanos) os periecos eram os ricos comerciantes, mas não possuíam direitos políticos e Hilotas – Eram os escravos dos Esparciatas. Não tinham direito político e sofriam humilhações emassacre.
Na política o poder era representado pela Gerúsia ou conselho de Anciões. Na economia os proprietários de terra, os esparciatas formavam o grupo dominante. Embora o Estado tivesse a posse legaldas propriedades, os cidadãos (espartíata), o usufruto. A economia de Esparta era essencialmente a agricultura e a exploração dos escravos. Com a alegação de uma repartição igualitária na sociedade, olegislador não se admitia, que nem um Espartano acumulasse riqueza.
A Cultura de Esparta era voltada ao militarismo com apenas um interesse, o bem do estado. A Educação Militarizada era levada asultimas consequência, aos 7 anos de idade, o menino saia do meio de sua família e se confinava em um quartel militar, onde objetivo é abster-se do sentimento familiar e dedicar-se ao estado. Assim aposição de SOLDADO-CIDADÃO, que para ser cidadão primeiro precisa ser soldado, e quem não é soldado não alcança o titulo de cidadão. A mulher tinha uma grande valorização, tinha a função de seremparideiras, dar a luz a bons guerreiros.
Esparta também tinha uma cultura eugenia, onde se fazia o exame para a pureza racial entre as crianças, para que pudesse obter a perfeição física a função de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Capítulo X História do Direito Geral e do Brasil
  • HISTORIA DO DIREITO GERAL NO BRASIL
  • Historia do direito geral e brasil
  • Resumo Geral História do DIREITO
  • resumo historia do direito do brasil
  • Resumo Historia Geral Brasil e Historia da Arte
  • BRASIL COLÔNIA Resumo do Capítulo XIII da Obra HISTÓRIA do DIREITO GERAL e BRASIL, de FLÁVIA LAGES de CASTRO
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!