Resumo - História do cinema mundial

Páginas: 14 (3471 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL

1 – PRIMEIRO CINEMA

Origens

No começo do século XX, o cinema inaugurou uma era de predominância das imagens. Mas por volta de 1895, não possuía um código próprio e estava misturado a outras formas culturais, nos primeiros 20 anos do cinema de 1895 a 1915, esteve em transformação constante.

Invenções

As primeiras exibições de filmes aconteceram entre1893, quando Thomas A. Edison registrou nos EUA a patente de seu quinetoscópio, e 28 de dezembro de 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière realizaram em Paris a famosa demonstração, pública e paga, de seu cinematógrafo.

Um cinema diferente, que desafia os historiadores

O cinema dos primeiros 20 anos foi considerado de pouco interesse para a história do cinema, nesse período, porestar misturado a outras formas de cultura, como o teatro, a lanterna mágica, o vaudevile e as atrações de feira, o cinema se encontraria num estágio preliminar de linguagem. Os filmes teriam aos poucos superando suas limitações iniciais e se transformado em arte ao encontrar os princípios específicos de sua linguagem, ligados ao manejo da montagem como elemento fundamental da narrativa.Periodização

O período do primeiro cinema pode ser dividido em duas fases. A primeira corresponde ao domínio do “cinema de atrações” e vai de 1894 até 1906-1907, e a segunda vai de 1906 até 1913-1915 e é o que se chama de “período de transição”.

O cinema de atrações

O cinema tem uma estratégia apresentativa, de interpelação direta do espectador com o objetivo de surpreender. Panorâmicas,travelings e close-ups já existem, mas não são usados como parte de uma gramática como nos filmes de hoje. Os espectadores estão interessados nos filmes mais como um espetáculo visual do que como uma maneira de contar histórias. Esse período tem duas fases: A primeira vai de 1894 até 1903 e é caracterizada pelo predomínio de filmes de caráter documental, as atualidades. De 1903 até 1907, os filmes deficção começam a ter múltiplos planos e superar em números as atualidades. São criadas narrativas simples e há muita experimentação na estruturação de relações causais e temporais entre planos.

O período de transição

A partir de 1907, os filmes começam a utilizar convenções narrativas especificamente cinematográficas, na tentativa de construir enredos auto-explicativos. Há menos ação física ebusca-se uma maior definição psicológica nos personagens. Consolida-se o modelo das ficções de um rolo só (mil pés), com variações entre gêneros. As estruturas narrativas são ainda confusas e ambivalentes, havendo muitas diferenças entre as estratégias usadas por cada estúdio e produtora e são fruto de uma tentativa organizada da indústria de atrair o público e a classe média e conquistar maisrespeitabilidade para o cinema.

A primeira década (1894 a 1906/1907)

O cinema de atrações

Muitos dos primeiros cineastas eram mágicos que acabaram usando os poderes ilusionistas da câmera como aliados. Em Lês cartes vivantes, por exemplo, Méliès encarna um mágico que aumenta o tamanho físico de cartas de baralho e transforma as figuras em pessoas reais. Há inúmeras transformações, para asquais ele convoca a atenção do espectador, dirigindo-se diretamente à câmera, num exemplo claro de espetáculo exibicionista que inclui a interpelação do espectador, típica do cinema de atrações.

A segunda década (1907 a 1913-1915)

O cinema de transição

Produção e Indústria

De 1907 a 1913, o cinema organiza-se de forma indústrial, estabelecendo uma especialização das váriasetapas de produção e exibição dos filmes. Os filmes passam a ser mais compridos, durando cerca e 15 minutos. Usam mais planos e contam histórias mais complexas e as práticas de produção de filmes vão sendo padronizadas.

Estilo

Em1907, a maioria dos filmes já procurava contar histórias, os diretores podiam fazer filmes mais compridos. As histórias eram impulsionadas por personagens dotados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do cinema mundial
  • História do cinema mundial
  • Historia do cinema e tv, nacional e mundial
  • Resumo 02 Historia do Cinema
  • Um breve Resumo da história do cinema.
  • RESUMO: A HISTÓRIA DA ARQUITETURA MUNDIAL
  • cinema mundial
  • Primeira Guerra Mundial – Resumo de História para ENEM e Vestibular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!