resumo hannah harendt

830 palavras 4 páginas
Paola Diniz.
Hannah Arendt estabelece vários pressupostos teóricos coma finalidade de estabelecer uma concepção particular das atividades humanas presentes tanto no pensamento político grego como medieval no que diz respeito a ação e a vida humana. Dentro desse contexto, portanto existem as noções de esferas públicas e privada presente no pensamento da Autora, tendo como principal fonte a obra a Condição Humana onde a Autora com a expressão Vida Ativa define as três principais atividades humanas consideradas fundamentais para a sobrevivência do ser homem.
Diante de todos esses aspectos da condição humana é possível então observamos a relação da política com o ser social do estado moderno. A pluralidade que passa a ser fator determinante da condição da ação humana, pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humano onde ninguém é exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido ou venha existir.
As três atividades e suas respectivas condições portanto permeiam a vida ativa de Hannah Arendt, onde nos deparamos com íntima relação dos homens condições mais gerais da existência humana que são: o nascimento, a morte, a natalidade. Enfim, para Arendt o mundo no qual transcorre a vida ativa consiste em coisas produzidas pelas atividades humanas; tudo se deve exclusivamente a existência dos homens.
A expressão vida ativa conforme Hannah até o início da era moderna, jamais perdeu as conotação negativa de inquietude humana. Ao contrário permaneceu diretamente ligada à distinção grega entre as coisas que são por si o que são e as coisas que devem ao homem sua existência. (HANNAH ARENT – A Vida Ativa - A Condição Humana pg. 15)
De acordo com Arendt apesar da essência pública, ela afirma que a linha divisória entre a esfera publica e a privada desaparece ocasionalmente em Platão e Aristóteles. Para Platão, as experiências da vida privada podem ser transferidas para a vida na polis. E Aristóteles, seguindo Platão, defendeu que a origem histórica da polis estava na

Relacionados

  • Trabalho Doutorado MAL BANAL 1
    4128 palavras | 17 páginas
  • Estudante
    6865 palavras | 28 páginas
  • habeas corpus
    6733 palavras | 27 páginas