Resumo governança corporativa

Páginas: 16 (3762 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
RESUMO SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA

1 – O Desenvolvimento das Corporações e o Despertar da Governança Corporativa

A compreensão, a internalização e o exercício da Gov. Corp. estão, há cerca de 25 anos, entre os mais importantes desafios da moderna gestão. Mais um modismo? Seguramente não.

A Gov. Corp. tem fundamentos sólidos, definidos a partir de princípios éticos aplicados nacondução dos negócios. Seu desenvolvimento e sua afirmação têm razões macro e microeconômicos.

Organizações multilaterais como a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o FMI e o Banco Mundial, além de outras instituições multinacionais, como o G8, vêem nos princípios da Gov. Corp. uma base sólida para o crescimento econômico e para a integração global dos mercados.

Apesarde tudo isso, não se pode ainda dizer que a expressão GC. embora amplamente difundida, já esteja internalizada pelo mundo corporativo. E, pelo menos, por três razões:

1 – Por ainda ser recente – A expressão foi usada pela primeira vez em 1991 por Robert Monks, nos EUA. O 1º Código das melhores práticas de GC – O Cadbury Report – foi definido em 1992 na Inglaterra. Somente em 1995 foi editado o1º livro com este título, Corporate Governance, de Robert Monks e N. Minow e a 1ª iniciativa de organismo multilateral para a difusão dos princípios da boa GC foi concluída em 1999, com a edição dos Principles of Corporate Governance, da OCDE.

2 – Pela sua Abrangência – As práticas de GC podem ser descritas a partir de diversos pontos de vista, admitindo assim, várias acepções. Desde asrelacionadas a questões legais, como as que regem os direitos societários e sucessórios; as que enfatizam questões financeiras, a criação de riqueza e a maximização do retorno dos investimentos; as que envolvem decisões estratégicas; até as acepções relacionadas a modelos de gestão, como as que regem as relações entre os acionistas, os conselhos de administração e a direção executiva das empresas.

3– Pela Diversidade de Modelos – Não há apenas um modelo de GC, mas vários. Eles se diferenciam primeiro, por determinantes institucionais, de que dependem os diferentes modos de constituição e de gestão de empresas ao redor do mundo. Outra razão e muito importante fator de diferenciação: a tipologia da empresas – se abertas ou fechadas; se de controle familiar concentrado; se consorciado oupulverizado e se privadas ou estatais.

2 – As razões de Ser do Despertar da Governança Corporativa

2.1 – Formação, Desenvolvimento e Evolução do Capitalismo e do Mundo Corporativo

Definição de Capitalismo – Emprego dominante do fator “Capital” no processo produtivo. As Raízes Históricas desse sistema encontram-se na passagem da economia “natural e primitiva” para a economia “de mercado emonetária” que a sucedeu.

Os Determinantes da Evolução do Capitalismo – Período algum da história é feito de um só tecido. Todos os períodos são misturas complexas de diferentes elementos. Esta observação justifica a enumeração de pelo menos oito fatores determinantes da evolução do capitalismo e, em sua esteira, das grandes corporações de negócios que hoje dominam o cenário da economia globalizada:2.1.1 - A Sansão da Ética Calvinista (Sec. XVI e XVII)

Uma das forças que impulsionaram a economia capitalista dos últimos 250 anos foi estabelecida no início do século XVI. Essa força substituiu a aversão teológica aos princípios do ganho econômico e da acumulação de riquezas terrenas, elaborada na Idade Média. A ascensão de uma nova perspectiva teológica, originária do pensamentoreformista de Calvino, promovem a conciliação da diligência empreendedora com a vida espiritual. Trabalho produtivo e virtude passaram a ser sinônimos e a energia empresarial passou a ser vista, aos olhos calvinistas, como uma inviolável e sagrada determinação divina.

2.1.2 - A Doutrina Liberal

A partir da 2ª metade do Sec. XVIII, a revolução liberal elaborou as bases conceituais de um novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Governança Corporativa
  • RESUMO DE ESTUDO PARA GOVERNANCA CORPORATIVA 3
  • Resumo crítico-analítico sobre governança corporativa
  • Resumo Governança Corporativa, Andrade, A & Rosseti, cap. 1
  • Governança Corporativa
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!