RESUMO Glic Lise Gliconeog Nese Ciclo De Krebs E Fosforila O Oxidativa

630 palavras 3 páginas
GLICÓLISE
A glicólise (quebra da glicose) é o processo para transformar uma hexose
(glicose) em um composto de 3 carbonos (piruvato). Este piruvato pode ter 3 destinos: ser oxidado na mitocôndria, ser convertido a lactato (fermentação), ou ser convertido a etanol (fermentação).
A glicólise é dividida em 2 etapas: uma fase de investimento, com gasto de ATP; e uma fase de pagamento, com ganho de ATP. Na fase de investimento um ATP é gasto fosforilando a glicose em glicose-6-fosfato, tornando esta molécula mais hidrofílica e portanto mais presa dentro da célula; e outro ATP é gasto fosforilando a frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato, tornado esta molécula mais reativa para a clivagem se sua cadeia carbônica.
A fase de pagamento começa após esta clivagem, quando a recém formada diidroxicetona-6-fosfato é convertida em gliceraldeído-3-fosfato (a molécula que pode continuar o processo)...

GLICONEOGÊNESE
Quando há um excedente de piruvato (produto da glicólise), ou quando os estoques de glicose estão baixos, ou quando o organismo percebe que pode haver um longo período de fome, os intermediários da glicólise são encaminhados para reações reversas que visam gerar novamente a glicose (daí o nome). Para que as barreiras criadas pelas reações irreversíveis (fosforilação da glicose e da frutose-6-fosfato) sejam vencidas, existem vias metabólicas distintas, ou seja, outros caminhos com outras enzimas.

CICLO DE KREBS
Havendo disponibilidade de oxigênio o piruvato é oxidado a gás carbônico (CO2) e água (H20) na mitocôndria, um processo que produz muito mais energia (38 ATP) do que as fermentações lática e alcoólica (4 ATP).
Para atravessar a membrana mitocondrial, o piruvato é transformado em acetilCoA pela enzima... o acetil-CoA é condensado com o oxaloacetato (4 carbonos) que veio do fim do ciclo, e se forma o citrato-CoA que é rapidamente hidrolisado a citrato (6

carbonos) e CoA; o citrato entra no ciclo (daí o nome ciclo do ácido cítrico, ou
tricarboxílicos)

Relacionados