Resumo - Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marcas

Páginas: 12 (2981 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Definição de produto em Mkt – Produto é o que satisfaz o desejo ou a necessidade do consumidor. O desenvolvimento de um novo produto se origina nas necessidades e capacidade de demanda do mercado.

Diferença entre bens físicos e serviços é que, no primeiro caso, há transferência de propriedade, ou seja, tornamo-nos donos de uma bolsa, etc. Ao contrário dos serviços, bens físicos, dependendo dasua composição, não são perecíveis, podendo ser estocados, armazenados. Serviços devem ser consumidos à medida que são prestados. É mais fácil padronizar bens físicos do que serviços. Ex. produção de sabonetes vs. Aula dada por um professor que nunca será igual.

Níveis de Produto
1) Produto Genérico – livro, relógio, carro., produto básico, descrição física (embalagem/marca/ aspectos gerais)2) Produto Esperado – Expectativa dos clientes em relação a algo que lhes pode ser oferecido a mais pelo produto (status/comodidade/sedução)
Diferença entre genérico e esperado – quando as expectativas mínimas de cada cliente excedem as características do produto genérico em si.
3) Produto Ampliado – Demais características e serviços extras, que vão alem daquilo que o cliente espera. Serve parafazer a diferenciação entre os concorrentes. (customização/tratamento personalizado/serviços agregados). Valor percebido é o resultado da analise custo-benefício feita pelos consumidores. Benefícios percebidos pelo consumidor: qualidade do produto/ qualidade dos serviços (empatia dos funcionários, confiabilidade)/ qualidade da experiência (atmosfera, publicidade, decoração da loja)/ redução dosencargos monetários (preço de varejo, despesas de entrega)/ custos não monetários (tempo, esforço, risco)/ aparência ou design/ desempenho/ marca.
4) Produto Potencial – Soma de todas as características e benefícios oferecidos + o que ainda pode ser feito e diferenciando (inovação/criatividade)

Inovação e invenção – Invenção é a criação de um produto totalmente novo, que pode ou não sercomercial. Inovação é toda mudança que gera lucros à empresa.

Tipos de novos produtos:
Novos para o mundo: Cria um mercado totalmente novo.
Novas linhas de produto: Permite a uma empresa entrar em um mercado já estabelecido.
Acréscimos às linhas de produtos: Complementam famílias de produtos já existentes através de versões, embalagens sabores, tamanhos, etc.
Aperfeiçoamentos e revisões:Oferecem um melhor desempenho ou maior valor percebido na substituição dos produtos existentes.
Reposicionamentos: Direcionam produtos existentes para novos mercados ou para novos segmentos.
Reduções de custo: Oferecem desempenho similar a um custo menor, geralmente vinculados a ganhos nos processos produtivos ou de distribuição que são repassados, parcial ou totalmente, ao cliente final.

Etapaspara lançamento de novos produtos
1.Geração de idéias: Identificar as necessidades dos clientes; participação de funcionários; analise de produtos das concorrências direta e indireta; sistemas ou depto de inteligência de mercado; fontes externas como inventores, laboratórios de universidades, consultores etc. Técnicas de geração de idéias: A voz do cliente , por meio de pesquisas quali ou quanti;sistema de inteligência de marketing; SAC / Scamper: Substituir (componentes, materiais); Combinar (novos serviços); Adaptar (alterar, mudar funções); Modificar (formato, cores); Por para outro uso (novas utilidades); Eliminar (elementos); Reverter (o que não deve ser feito?) / Brainstorming: Identificar requisitos do cliente, determinar requisitos o produto associados a essas necessidades dosclientes, descrever a idéia do produto, coletar os dados sobre esta idéia para suportar a sua decisão, e seu desenvolvimento para a apresentação e a tomada de decisão.
2. Análise de triagem: objetivo principal é descartar idéias ruins para se evitarem altos custos de desenvolvimento desnecessários que vão se incorporando a partir desta etapa. Informações para suportar o seu processo decisório:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão e desenvolvimento de produtos e marca
  • Gestao E Desenvolvimento De Produtos E Marcas
  • Apostila gestão e desenvolvimento de produtos e marcas
  • AV1 desenvolvimento de produtos e marcas
  • desenvolvimento de novos produtos e marcas
  • desenvolvimento marcas e produtos
  • Desenvolvimento de Novos produtos e Marcas
  • Gestão de produtos e marcas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!