Resumo fundamentos sócio antropológicos da educação

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
TEXTO LÓGICO
Sociologia, Educação, Sociologia Educacional

A sociologia é uma ciência que estuda os grupos sociais, ou seja, o conjunto de indivíduos que vivem juntos em diferentescomunidades. O intuito dessa ciência é analisar como se formam, se organizam e se transformam as sociedades. No que diz respeito a formação é preciso ir até as raízes da relação social, não apenas entre oshomens, mas também entre os animais que podem apresentar alguma manifestação em vida coletiva. Para entender a organização deve-se considerar àqueles aspectos da interação social que resultam de todo umsistema de ações e reações interindividuais e intergrupais. Em relação a transformação nos faz lembrar que a vida em sociedade só pode ser apreendida por nós, em seu sentido mais profundo se tivermospresente de que esta vida está permanentemente se modificando.
Para a compreensão do funcionamento da sociedade a educação é fundamental, podendo ser definida como processo de socialização dosindivíduos, ação exercida pelas gerações amadurecidas, sob aquelas ainda não amadurecidas. Ao receber educação o individuo compreende e adquire conhecimentos. A educação também envolve umasensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de estar na vida das gerações anteriores. No caso das crianças, a educação visa promover o processo de organização dospensamentos e da forma de expressão para a vida em sociedade.
A junção desses dois conceitos nos traz até a Sociologia da Educação que tem como objetivo compreender e estudar a sociedade, usando a educaçãocomo uma importante ferramenta de relacionamento entre os indivíduos. Portanto, essa Sociologia Educacional analisa ampla e profundamente o quadro em que se processa a vida dos grupamentos humanos ecompreender a partir de uma visão global de que forma se relacionam os fins que um determinado sistema educacional se propõe obter e os meios de que lança mão para tanto. O homem mais do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos sócio-antropológicos
  • Fundamentos Sócio Antropológicos
  • fundamentos socio antropologicos
  • Fundamentos antropológicos da educação
  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos antropológicos do conhecimento
  • FUNDAMENTOS SOCIO CULTURAIS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos sócio filosóficos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!