Resumo Fundamentos da Comunicação

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
PROVA FINAL

COMUNICAÇÃO
Comunicação é o transito de ideias, é estabelecer uma relação com o outro, este mão precisa ser necessariamente humano, pois desde que haja uma crença e uma resposta a essa crença, já existe comunicação, ou seja, se uma pessoa acredita que é possível de comunicar com Deus, etc e acredita que tem uma resposta, logo, isso já é comunicação.Quando se é feita entre humanos com contato direto, chamamos de comunicação social, esta, por ser ligada a sociedade, se altera muito com o tempo.
A mensagem que é transmitida é em forma de código. Todo código é arbitrário, alguns mais que outros, por exemplo, a palavra é mais arbitrária que a imagem, pois depende da interpretação de cada um, ou seja, ao lermos “cadeira” cada um pode imaginar umacadeira diferente, porém quando vemos a imagem de uma cadeira todos pensam “cadeira”.
A nossa percepção daquilo que vimos durante a nossa vida depende do repertório de cada um. Repertório é o conjunto de crenças, experiências, valores, etc de alguém, que é construído ao decorrer das nossas vidas. Só existe comunicação quando há, pelo menos, uma mínima diferença entre os repertórios do emissor edo receptor, caso ao contrário, não existe compartilhamento/transito de ideias, não havendo comunicação.
Existem diversos tipos de comunicação, tais como:
intrapessoal: você com você mesmo
interpessoal: você e o outro
intragrupal: dentro dos pequenos grupos formados socialmente
intergrupal: entre os pequenos grupos
de massa: comunica com um grupo heterogêneo e grande. Demora para acontecer,por conta da diversidade de repertórios.
QUANTO MAIS GENTE, MAIS DIFÍCIL A COMUNICAÇÃO! POIS EXISTE MAIS DIFERENÇAS NOS REPERTÓRIOS, O QE GERA MAIOR CONFLITO!!

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO
quem: emissor (codificador)
diz o que: mensagem
a quem: receptor (decodificador)
através do que: código – canal
sobre o que: referente
com qual efeito: intenção
PRECISA TER FEEDBACK! CASO NÃO OCORRA, NÃO ÉCOMUNICAÇÃO!

A mensagem pode ser transmitida por meios sinestésicos, ou seja, não estando explicito o que quer que a imagem cause em você, porém trabalhar sentimento que algo pode causar. Por exemplo, no curto que assistimos em sala sobre o 11 de setembro, o autor trabalha sons e imaginação em detrimento da imagem, a maioria do curta foi feita com tela preta, porém gerando sentimentos e angustiae aflição em quem assiste.



EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Em 1920, a comunicação foi colocada como uma ciência comportamental, aonde focava na importância, tentando prever prováveis respostas aos estímulos comunicativos, começa a ser ligada a sociologia e a psicologia.
Nesta época os Estados Unidos está passando pelo “boom” econômico e a publicidade começa a crescer, já que o consumo aumentanão dando mais espaço para a publicidade rudimentar.
O sistema de comunicação então se expande para mais do que emissor – mensagem – receptor, sendo então conhecida como sistema de comunicação Shannon e Weaver.










Na propaganda não podem ter ruídos. O publicitário deve expor uma ideia e fazer com que ela chegue ao consumidor de modo claro e sem ruídos.
Gerou-se também nestaépoca os 4 pilares da comunicação: atenção, interesse, desejo e ação.

Já em 1940, com a ascensão do nazismo a comunicação começou a ter um lado mais crítico com analises a instituições e a mídia. A formação da indústria cultural acarretou a banalização da cultua que acabou sendo consumida como se fosse outra coisa qualquer. Os apocalíptos olhavam para esta indústria de forma com maus olhos, poisnão gostavam daquilo que ela produzia, valorizando o original e o culto. Já os integrados eram a favor da integração, tirando um pouco o valor do culto, mas dando valor a exposição, ou seja, para eles é melhor conhecer alguma coisa, mesmo que esta produzida pela indústria cultura, só que não conhecer nada.

Hoje em dia, vivemos o ápice desta comunicação crítica. Os principais representantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Fundamentos da comunicação
  • Fundamentos da comunicação
  • fundamentos da comunicação
  • Fundamentos da comunicação
  • Resumo Fundamentos
  • RESUMO FUNDAMENTOS
  • resumo de fundamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!