RESUMO FUNDAMENTOS BIOLOGICOS DOCOMPORTAMENTO

557 palavras 3 páginas
BRAGHIROLLI, Elaine Maria; Guy Paulo Bisi; Luiz Antonio Rizon e Ugo Nicoletto. Psicologia Geral. 30ª ed. – Petropólis, RJ: Vozes, 2010.

O conhecimento da base orgânica do homem é de fundamental importância para se compreender seu comportamento. O estudo dessa base chama-se Psicologia Fisiológica, que estuda as mudanças que ocorrem no organismo humano e que levam, a alterações no comportamento. Estuda também a maneira como reage a situações psicológicas como emoções, percepções e etc.
Através dos estudos nesta área, obsevamos a interação contínua entre eventos psicológicos e fisiológicos.
Três mecanismos são fundamentais para a compreensão do comportamento:
1) Mecanismo receptor: órgãos dos sentidos, cuja função é captar estímulos do meio. Aqui levamos em consideração quais os estímulos percebidos pelo indivíduo através da atenção, pois muitos estímulos passam despercebidos. Os órgãos dos sentidos não captam todos os estímulos ao redor do organismo. Exemplo de aparelhos criados para permitir ao homem ampliar sua capacidade receptora natural, são o telescópio, rádio e o microscópio.
2) Mecanismo efetor: músculos e glândulas que reagem aos estímulos captados. Diante dos vários estímulos ambientais, o indivíduo reage e adapta-se ao meio através de músculos e glândulas que são ativados pelo sistema nervoso. Assim o indivíduo permite respostas reflexas ou mais elaboradas como falar, escrever, correr e outras.
3) Mecanismo conector: sistema nervoso que estabelece a conexão entre o receptor e o efetor.
No Sistema Nervoso Central, a medula espinhal é uma via condutora de estímulos e respostas. O encéfalo regula a circulação, respiração e locomoção; coordena atividades relacionadas ao equilíbrio e a postura, o hipotálamo exerce influência sobre o apetite, expressão corporal da emoção e funções reprodutoras. O cérebro dirige todas as atividades sensoriais e motoras e é responsável pelo exercício do raciocínio e inteligência.
Técnicas de Estudo do Cérebro:
1)

Relacionados