Resumo Fotografia João Pedro Jorge

Páginas: 10 (2371 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
FOTOJORNALISMO B
Resumo do livro de João Pedro Jorge
Bruno Accorsi
RA:11105608
A fotografia tem o poder de transmitir diversas sensações, ela desperta emoção em quem a olha, admira. O fotografo tem que saber a maneira certa para atingir o resultado que espera, pois o fotografo sempre tem uma imagem em sua cabeça, e se não dominar as técnicas e não tiver a sensibilidade necessária nãoconseguirá transmitir o que idealizou. Tudo isso depende do modo que o fotógrafo organizar suas ideias, toda a disposição e composição dos diversos elemento que compõem uma fotografia tem de estar no lugar correto, para que o instante registrado causa uma impressão influenciada pelos olhos atrás da lente, que enxergam em cada fato uma oportunidade de fazer uma boa foto. A imagem obtida tem que falar porsi só. Uma foto isolada, descontextualizada às vezes atingi um nível absurdo de subjetividade, ou até mesmo acaba desprovida de significado, não representando nada além de um instante insignificante.
Essa necessidade de fazer a foto “falar” sobre o fato não anula a necessidade de seu acompanhamento de um texto jornalístico. O texto completa e situa o receptor quando a fotografia. E a fotografiailustra, e também enriquece as informações contidas no texto. Assim um completa o outro, por isso no hard news do dia a dia é impossível transmitir informações apenas por fotos. Muitas vezes, a fotografia chama a atenção para o texto, ela pode ser tão boa que o leitor ficará incomodado até descobrir a situação que fez surgir aquela foto, e todo seu contexto.
Para imagem casar perfeitamente como texto, são necessários os devidos cuidados técnicos. É necessário cálculo, com a intenção de reforçar as ideias a serem desenvolvidas, além de sempre buscar o enquadramento perfeito, para criar um corpo só entre texto e fotografia. Existe a necessidade de “cropar”, ou truncar, alguns elementos. O que determina o enquadramento são os planos utilizados na foto. Existem diversas variações de plano.Ele pode ser geral, de conjunto, médio e em grande plano.
No plano geral o cenário se apresenta de forma aberta. Ele é usado em situações nas quais se pretende retratar lugares, como parques, cidades e praias. Assim, não há necessidade de destaque de nenhum elemento especifica, o que se trabalha é o conjunto de pequenos elementos na composição de um panorama principal. O plano de conjunto em umefeito semelhante ao plano geral, retratando um ambiente em toda a sua extensão, mas nesse as pessoas ou outros elementos presentes estão em evidência, sendo possível identificar fisionomias e outros detalhes que apareceriam desfocados no plano geral.
Geralmente o plano médio, também chamado de plano americano, é usado para retratar pessoas do tronco para cima, mas sem que haja um efeito declose no rosto da mesma. É um plano de conjunto mais fechado, onde o local onde a fotografia foi tirada não é tão relevante. Já o grande plano: É o close em si, fechado no rosto ou na ação retratada, sem que demais elementos possíveis apareçam.
Definir o fotojornalismo é uma coisa difícil, é preciso analisar com os critérios corretos que tipo de publicação que se diz utilizar do fotojornalismorealmente o faz. Analisando as possibilidades pode se dizer que as fotografias jornalísticas são aquelas que possuem valor-notícia, ou seja, toda fotografia que transmite informações relevantes à sociedade, sendo coerente ao texto que ilustra.
O termo fotojornalismo pode abranger os mais diversos tipos de fotografia, sejam as fotografias de noticia, fotos de grandes projetos documentais, ouilustrações fotográficas. O que realmente caracteriza o fotojornalismo é o que caracteriza o jornalismo em si, a necessidade informar.
Apesar do fotodocumentalismo e do fotojornalismo se confundirem diante de suas muitas semelhanças, há como separar as coisas e definir cada um em seu lugar, isso devido as peculiaridades das respectivas tipologias de trabalho. O fotodocumentalista tem um esquema, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A metafisica moderna (resumo
  • Joao Pedro
  • Jorge Pedro Sousa
  • Resumo e análise da obra O amor de Pedro por João – Tabajara Ruas
  • Joao Pedro Marques Magalhaes
  • O Campones E A Fotografia Pedro
  • o amor de pedro por joão
  • O amor de pedro por joão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!