RESUMO FOTOFRAFIA

1411 palavras 6 páginas
Resumo do capítulo 6
Luz
Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz. Portanto, a luz é a sua matéria-prima e ela será a principal responsável pelo sucesso ou fracasso de uma foto.
Os elementos da câmera responsável pela manipulação da qualidade de luz que chega ao sensor ou filme da câmera, como a objetiva, o fotômetro, o diafragma e o obturador. Entendendo o funcionamento desse componente você vai compreender melhor o que acontece no momento mágico do clique e o porquê de muitos erros cometidos.
A luz durante o dia
A luz branca é apenas uma pequena faixa de frequência da onda de energia da qual a luz faz parte e pode ser captada pelo olho humano. Os olhos humanos podem ser comparados aos rádios que captam apenas determinadas frequências. Podemos ver apenas as ondas com valores de 400 a 750mm. Nessa escala, as cores violeta e azul possuem as frequências mais baixas e as cores laranjas e vermelhas as mais altas.
A luz natural varia constantemente durante o dia. Isso se deve à inclinação com que os raios solares incidem sobre a atmosfera, criando tons que variam do azul intenso ao laranja. A presença de nuvens também interfere na intensidade e cor da luz.
O céu azul
Ao meio-dia as ondas de luz solares atingem a superfície da terra, passando pela atmosfera, de uma maneira direta e vertical. E as ondas com frequências mais curtas (azuladas) se espalham pela atmosfera mais rapidamente do que as outras, dando o tom azul do céu.
Já ao entardecer, os raios solares atingem a terra de forma inclinada. As ondas mais (alaranjadas) sofrem menos refração e por isso atingem uma distância maior do que as azuis. Dessa forma, vemos mais ondas laranjas do que azuis ao entardecer.
A temperatura da luz
A luz possui uma temperatura expressa em graus kelvin, quando maior for esse valor, mais azul é a luz. Por outro lado, valores baixos denotam uma coloração alaranjada da luz.
A luz do meio-dia ou a emanada pelo flash possui uma temperatura aproximada de

Relacionados

  • Recuperação de Áreas Degradadas
    2038 palavras | 9 páginas
  • O pedagogo no contesto educativo
    29845 palavras | 120 páginas