Resumo Fordismo

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Henry Ford era americano e formulou o modelo conhecido e utilizado até hoje: a linha de produção e o consumo em massa. Era um dos seguidores de Taylor e modificou alguns conceitos de seu modelo. FoiFord o responsável pela popularização do automóvel.
Foi em 1914 que Ford revolucionou a produção mundial desenvolvendo a primeira linha de montagem automatizada, já conhecido desde a infância pordesconcertar e desmontar carros e relógios, Ford demostrava desde cedo interesse por reduzir o trabalho manual com a utilização de máquinas.
Desenvolveu princípios para efetivar a produção em massa,a padronização de peças utilizando máquinas desenvolvidas e especializadas e o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, além disso buscava a simplicidade reduzindo o número de peças e produtose foi esse princípio de deu origem ao controle de qualidade, para verificar se o sistemas estava sendo efetivo, garantindo a uniformidade das peças e produtos.
Outro ponto presente no modelo deFord é a especialização do trabalhador. Dentro da produção o processo é dividido em etapas e cada etapa corresponde a montagem de uma parte do produto. Cada pessoa ou grupo de pessoas tem uma tarefadentro do processo produtivo, devendo ser essa tarefa simples para que o operário consiga realizá-lo.
Essa divisão do trabalho define uma especializaçao do trabalhador, diferente da produção artesanalonde o trabalhador faz a peça do começo ao fim, desde o projeto até o controle de qualidade. O trabalho, no Fordismo, vem até o trabalhador, através da esteira de montagem, que passava por todo oprocesso produtivo e era alterada pelo trabalhador responsável, que é explicitamente criticada e parodiada no filme Tempos Modernos de Charles Chapin, não há portanto necessidade do trabalhadordeslocar-se, as máquinas e os postos de trabalho ficam na indústria.
Para agilizar a produção desenvolveu alguns princípios básicos: verticalização da produção, onde a produção era centralizava todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Do Fordismo
  • Fordismo Resumo
  • Resumo
  • crise do fordismo- resumo
  • Resumo de Henry Ford e Fordismo
  • Resumo Fordismo, Toyotismo e Volvsimo
  • Taylorismo, fayol, fordismo
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!