Resumo: Fonética Sintatica

Páginas: 8 (1994 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
A fonética sintática se relaciona aos fenômenos fonéticos que ocorrem na ligação de palavras dentro da frase. É o estudo das modificações fonéticas que sofrem as palavras por influência de outras, com que, na frase estão em contato ou formam unidades fonéticas. A importância do assunto aparece quando passamos a analisar os fenômenos da língua viva que utilizamos em nossas comunicaçõesinterpessoais e da língua escrita, que, cada vez mais lança mão de casos de fonética frásica para veicular, de modo atraente e rápido, a mensagem, sobretudo na área da propaganda.
Para introduzir o assunto, observemos que o sintagma verbal (SV), contendo um pronome oblíquo, pode confundir-se, na fala, com um sintagma nominal, como em: [a'sala] (SV) = ‘assá-la’ e [a 'sala ] (SN) = ‘a sala’; [ka'valu] (SV)‘cavá-lo’ e [ka'valu] (SN) cavalo. Isto ocorre, porque nossa língua é de ritmo intensivo, isto é, falamos alternando sílabas acentuadas (fortes) com sílabas átonas (fracas).
Assim, quando passamos pela Rio-Petrópolis e lemos num posto de gasolina: “Pneus novos e usados CREDITOTAL”, embora percebamos que “Creditotal”corresponde a crédito total, não nos damos conta, talvez, de que aí ocorreu um dosfenômenos de fonética frásica mais constantes e comuns na língua (haplologia e aglutinação).
Algumas junções vocabulares podem resultar em um vício de linguagem, chamado, de acordo com a gramática normativa, de cacófato. Cacófato é resultado de uma sequência vocabular que cria vocábulos fonológicos diferentes dos vocábulos mórficos a que se referem. (ex.: Ela trina como um rouxinol. /la'tɾina/).Entende-se por vocábulo formal, conforme Mattoso Câmara, a unidade a que se chega quando não é possível nova divisão em duas ou mais formas livres (itens lexicais ou funcionais observados no nível da frase), como se observa em luz, im-pre-vis-ível ou in-feliz. O vocábulo fonológico delimita-se, segundo o linguista, por uma pausa espontânea na cadeia da fala, ao passo que o mórfico é aquele que seindividualiza pela correspondência entre um segmento fônico e seu significado na língua. Pode haver, segundo Mattoso Câmara, dentro de um vocábulo fonológico, mais de um vocábulo mórfico, como, por exemplo, se observa na expressão de frente (difrenti), que é emitida pelo falante e percebida pelos seus interlocutores como uma sequência ininterrupta. Outro exemplo, observa-se nas formas verbais‘falasse’ (1 vocábulo fonológico e 1 vocábulo formal) e fala-se (1 vocábulo fonológico e 2 vocábulos formais). De acordo com o autor, em português, o vocábulo fonológico depende da força da emissão de suas sílabas, pois os espaços em branco entre as palavras, claramente observáveis na escrita, não coincidem com a interrupção da emissão de voz, na língua oral.
O estudo desses fenômenos remonta àgramática hindu de Pānini, que descreveu um fenômeno morfofonológico resultante da juntura intermorfêmica, isto é, o sândi.

1 Tipos de sândi
Sândi designa as alterações mórficas e fonológicas causadas pelo contato entre formas da língua.
O sândi classifica-se em interno e externo.
(i) sândi interno: ocorre no interior do vocábulo. Assim, radicais cre- (de "crer") e le- (de "ler") em contato com adesinência verbal -o provocam o surgimento de um i eufônico para desfazer o hiato: creio e leio.
(ii) sândi externo: verifica-se na justaposição vocabular - final de uma palavra com o início de outra. Nas línguas modernas, a grafia não registra o fenômeno, ao contrário do que acontecia com o sânscrito. Consiste, pois, em um fenômeno da fonética sintática em que um segmento inicial ou final depalavra é afetado pelo contexto em que ocorre, podendo apresentar diferentes realizações que dependem das características do som que antecede ou segue uma fronteira de palavra. Um exemplo de transformação fonética que decorre da junção de palavras em português é observado na pronúncia de ‘rapa[s]’ e de ‘rapa[z]alegre’ Nesse caso, observamos que [s] passa a [z] na fronteira de palavras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumos de análise sintática
  • Funções sintaticas resumo
  • Resumo de A Estrutura Morfo- Sintática do Português
  • Resumo com resenha iniciação à fonética e à fonologia
  • Resumo Português
  • fonetica
  • Fonetica
  • Fonetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!