Resumo Focault

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014

Podemos dizer, portanto que toda a peça de Édipo é uma maneira de deslocar a enunciação da verdade de um discurso de tipo profético e prescritivo a outro discurso, de ordem retrospectiva, não mais da ordem da profecia, mas do testemunho.
Temos aí um dos traços mais fundamentais da tragédia de Édipo: a comunicação entre os pastores e os deuses, entre a lembrança dos homens e as profeciasdivinas. Esta correspondência define a tragédia e estabelece um mundo simbólico em que a lembrança e o discurso dos homens são como que uma imagem empírica da grande profecia dos deuses. Eis um dos pontos sobre os quais devemos insistir para compreender este mecanismo da progressão da verdade em Édipo.
Édipo é aquele que nada sabia que era cego, que tinha olhos vendados e a memória bloqueada,pois nunca havia mencionado e parecia ter esquecido os próprios gestos ao matar o rei no entroncamento dos três caminhos. Édipo, homem do esquecimento, homem do não saber, homem do inconsciente para Freud.

Gostaria de mostrar que Édipo, dentro desse mecanismo de metades que se comunicam, jogo de respostas entre os pastores e os deuses, não é aquele que na sabia, mas ao contrario, é aquele quesabia demais.Aquele que unia seu saber e seu poder de uma certa maneira condenável e que a historia de Édipo devia expulsar definitivamente da historia.Podemos notar a importância da temática do poder no decorrer de toda a peça.
Édipo, em toda a tragédia, nunca dirá que é inocente, que talvez tenha feito algo, mas que foi contra a vontade, que quando matou aquele homem, não sabia que se tratavade Laio. Seu problema é apenas o poder, ele não se assusta com a ideia de que poderia ter matado o pai ou o rei. O que o assusta é perder o próprio poder. A tragédia do poder e da detenção do poder político. Mas o que é este poder de Édipo? Como se caracteriza?Suas características estão presentes no pensamento, na historia e na filosofia grega da época. Édipo é chamado de o primeiro dos homens,aquele que detém o poder. Mas o obteve através de uma serie de historia e aventuras, que fizeram dele inicialmente o homem mais miserável, - criança expulsa, perdida, viajante, errante-, e em seguida o homem mais poderoso. Ele conheceu um destino desigual. Conheceu a miséria e a gloria. Porém encontramos nele uma serie de características não mais positivas, mas negativas, da tirania.
Do mesmo modo,Édipo é aquele que não dá importância às leis e que as substitui por suas vontades e suas ordens.

O saber de Édipo é esta espécie de saber de experiência. É ao mesmo tempo este saber solitário, de conhecimento, do homem que sozinho, sem se apoiar no que se diz, sem ouvir ninguém, quer ver com seus próprios olhos. Saber autocrático do tirano que por si só, pode e é capaz de governar acidade. A metáfora do que governa, do que piloto é frequentemente usada por Édipo para designar o que ele faz. Édipo é o piloto, aquele que na proa do navio abre os olhos para ver. Porem por ter sido este homem de olhar autocrítico, aberto sobre as coisas, Édipo caiu na armadilha.
O que o autor nos mostra é que, no fundo, Édipo representa na peça de Sófocles certo tipo do que eu chamaria saber epoder, poder e saber. É porque ele exerce certo poder tirânico e solitário, desviado tanto do oráculo dos deuses que ele não quer ouvir, quanto do que diz e quer o povo, em sua sede de poder e saber, em sua sede de governar descobrindo por si só, ele encontra, em ultima instancia os testemunhos daqueles que viram. O saber edipiano, o excesso de poder, o excesso de saber foram tais que ele setornou inútil; o circulo se fechou sobre ele, ou melhor, os dois fragmentos da Tessera se ajustaram e Édipo em seu poder solitário se tornou inútil. Podemos verificar que posteriormente o Ocidente vai ser dominado pelo grande mito de que a verdade nunca pertence ao poder político, de que o poder político é cego, de que o verdadeiro saber é o que se possui quando se está em contato com os deuses ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro vigiar e punir
  • Resumo do livro vigiar e punir
  • focault
  • Focault
  • focault
  • focault
  • Focault
  • Focault

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!