Resumo Fisioterapia no Brasil

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Resumo
Fisioterapia no Brasil
Indefinições do campo de atuação profissional em fisioterapia
Em qual quer campo de atuação profissional, um orientador precisa estar continuamente se aperfeiçoando, para permitir avaliar e dirigir a intervenção profissional.
Trabalhar em uma profissão exige clareza sobre o objeto do qual se ocupa ou do qual se dedica o profissional. Na saúde não parece haver,ainda, suficiente clareza sobre o objeto de trabalho dos profissionais no campo da fisioterapia. Em geral, a doença parece ser a parte desse objeto que mais recebe atenção, obscurecendo o que é a totalidade desse objeto: as condições de saúde de um organismo ou de toda uma população. Qual quer tipo de atuação profissional no campo de saúde, depende de um esclarecimento muito grande sobre asvariáveis componentes do objeto de trabalho nesse campo. A própria origem da Fisioterapia enfatizou e dirigiu as definições do campo profissional pra atividades recuperativas, reabilitadoras ou atenuadoras a serem utilizadas quando um organismo se encontra em más condições de saúde. O surgimento desse profissional, como uma decorrência das grandes guerras, para tratar de pessoas fisicamente lesadas. Asperdas totais ou parciais de membros, atrofias e paralisias são exemplos do objeto de trabalho da Fisioterapia.
No Brasil, o inicio da Fisioterapia implantou-se como possibilidade de solução para os altos índices de acidentes de trabalho existente. Era preciso curar ou reabilitar as vitimas desses acidentes para integrá-las no sistema produtivo ou, pelo menos atenuar seus sofrimentos quando nãofosse possível reabilitá-las ou recuperar suas condições de saúde anteriores.
A origem e a direção em que foi desenvolvido o exercício da Fisioterapia no País tornaram pouco provável que a profissão fosse alem do tratamento de distúrbios de postura e do movimento por meio da terapia. Aliviar o sofrimento, recuperar condições de saúde perdidas e reabilitar o individuo para a realização decertas atividades são três grandes categorias de atividade profissional que se implantaram e permaneceram como definição da atuação profissional e Fisioterapia. A origem e a direção iniciais foram acrescentadas outras influências para fortalecer a manutenção das características que a profissão teve na sua gênese.
A história e a tradição no trabalho em saúde, o sistema educacional e as deficientesconcepções e atividades cientificas no País não esgotam nem esclarecem todos os determinantes das atuais características do campo de atuação profissional denominado pela palavra Fisioterapia. A tudo isso é preciso lembrar a pouca clareza em relação ao trabalho nesse campo de atuação até os últimos anos do século. Parece que a tendência predominante é conceber esse objeto de intervenção como aspatologias do organismo relacionadas à postura e ao movimento. Pela concepção predominante, a Fisioterapia deve ocupar-se de alterações patológicas no movimento e de patologias que têm relação com o movimento (o movimento como terapia. Entretanto a Fisioterapia deveria lidar também com relações dos movimentos (incluindo a postura como um grau do movimento) do organismo que determina qual queraspecto, propriedade ou grau desse movimento, inclusive de sua ausência.
CONCLUSÃO
Para haver suficiente clareza sobre o que constitui um profissional e o que caracteriza a ação em relação a esse objeto de trabalho. É preciso propor uma melhor definição do que seja esse objeto de trabalho. Ainda é preciso um cuidadoso exame do seja a atividade dos fisioterapeutas e aquilo com que eles trabalham. Curarpatologias, minimizar sofrimentos, reabilitar, prevenir doenças, manter boas condições de saúdes são termos utilizados para nomear vários tipos e níveis de atuação profissional no campo da saúde e concretizá-la em Fisioterapia.
Na Fisioterapia ha uma atuação profissional abrangente e ainda parece necessário examinar melhor o que é feito e entendido por cada um dos diferentes tipos níveis ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo Cap 2 Fisioterapia no Brasil
  • Resumo do livro fisioterapia no brasil pag. 17 a 48
  • Resumo Resenha Fisioterapia no Brasil 2ª edição
  • Fisioterapia no Brasil
  • fisioterapia no Brasil
  • Fisioterapia No Brasil
  • Fisioterapia no brasil
  • Fisioterapia no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!