Resumo filosofia 11ºano

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014
Filosofia- 2º teste:
1- Argumentação e Retórica
1-Esclarecer o momento em que surge a Lógica Informal
A Lógica Informal surge na 2ª metade do séc. XX
2-Explicitar a preocupação fundamental e o âmbito de investigação deste movimento
A preocupação fundamental da lógica informal é estabelecer um conjunto de critérios e de procedimentos que permitem analisar, interpretar, avaliar e aperfeiçoaros argumentos expressos em linguagem natural.
A lógica informal alarga a investigação a investigação do discurso a aspetos da argumentação excluídos das lógicas formais, como sejam o conteúdo das proposições, o controlo e a força dos argumentos.
3-Evidenciar a importância da argumentação na vida quotidiana
Seja em ciência, em filosofia ou na nossa vida quotidiana, cada um de nós, em diversascircunstâncias, é levado a argumentar e é confrontado com argumentos desenvolvidos por outras pessoas. Quando queremos justificar ou refutar um ponto de vista, condenar ou enaltecer pessoas, situações ou ações, quando necessitamos de avaliar os prós e os contras de uma teoria, escolha ou decisão, em todos estes momentos ou outros semelhantes somos levados a fornecer razões a favor ou contra umaconclusão. Fazemo-lo usando argumentos dedutivos e/ou não dedutivos. Com o auxílio da lógica formal podemos examinar os primeiros e estabelecer se são ou não válidos. Porém, os argumentos dedutivos e a determinação de padrões de inferência válida não esgotam toda a análise do discurso. A verdade é que existem outros aspetos relevantes na argumentação, para além dos argumentos dedutivos e da validadedeste tipo de inferências
4-Compreender o objetivo da Retórica
O objetivo da retórica é suscitar a adesão de um interlocutor ou de um auditório a uma crença e levá-lo a adotar um comportamento. Está presente nas situações de comunicação da vida social, ética, estética, religiosa ou política, caracterizadas pelo confronto entre crenças hipotéticas e por discordâncias profundas sobre a verdade e afalsidade destas.~
5-Distinguir, a partir do contributo de C. Perelman, demonstração de argumentação
Para Perelman, a argumentação retórica é algo com uma natureza radicalmente diferente de uma demonstração.
Enquanto a demonstração é definida como um processo lógico-formal de derivação ou de prova, a argumentação retórica tem um caráter dialógico.






6-Identificar e caracterizar osmeios técnicos que permitem a persuação, definidos por Aristóteles.
Ethos (eu, individuo) - tipo de prova centrado no caracter do orador. Deve ser credível para conseguir a confiança do seu auditório. Persuade-se pelo ethos quando fica a ideia de o orador ser digno de confiança

Pathos (emoções, sentimentos) – tipo de prova centrado no auditório. Deve ser emocionalmente impressionado eseduzido. Persuade-se pelo pathos quando o auditório é levado a sentir emoções por meio do discurso.

Logos (razão) – tipo de prova centrado nos argumentos e no discurso. O discurso tem de estar bem estruturado do ponto de vista lógica-argumentativo, de modo a que a tese se imponha como verdadeira. As premissas não são discutíveis, logo, fundamentam necessariamente a conclusão. Este é o tipo deargumentação que se utiliza quando o orador não conhece nada a respeito do auditório, porque apesar de não saber nada sobre este, tem a certeza de uma coisa: que todos os membros do auditório têm uma coisa em comum, a sua racionalidade. Persuade-se pelo logos quando a persuasão emerge dos argumentos em si mesmos.





7-Relacionar Ethos, Pathos e Logos
O sucesso de qualquer argumentação dependesempre do modo como o discurso do orador (Logos) tem em conta as disposições e características do auditório (Pathos) e consegue interferir co eles, mas também depende da maneira como o orador revela ou expõe os seus traços de caráter mais pertinentes (ethos).
8-Identificar e caracterizar os principais tipos de argumentos não dedutivos
Um argumento diz-se indutivo quando se pretende que algo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumos de Filosofia 11ºano
  • Resumo Filosofia 11ºano
  • Filosofia 11ºano
  • Filosofia 11ºAno
  • resumos 11ºano
  • Resumo 11ºano bg
  • 1º teste filosofia 11ºano
  • Filosofia 11ºano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!