Resumo filosofia ''A consciência mítica''

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS.
GOIÂNIA, 14 DE MARÇO DE 2013
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
CAP. 2 - A CONSCIÊNCIA MÍTICA _RESUMO
O Mito, modo de consciência que predomina tribais e nas civilizações da Antiguidade ainda exerceu significativa influência, porém está presente até hoje, permeando nossas esperanças e temores.
Entre os povos indígenas das terras brasileiras há um relato dos maué,nativos dos rios tapajós e madeira. Dizendo eles que no ínicio só havia o dia e que cansados da luz foram pedir a Cobra-Grande, a dona da noite que lhes consedessem a noite, ela atendeu ao pedido e em condição os indígenas devia lhe dar em trocao veneno com que os pequenos animais como aranha, cobras e escorpiões se protegiam. Em troca, receberam um coco com a recomendação de só abri-lo na maloca. Eeles curiosos não resistiram a tentação e deixaram escapar antecipadamente a escuridão da noite. Atônitos pisaram nos pequenos bixos cujo veneno mataram muitos deles. Assim, os sobreviventes aprenderam os cuidados que devem ter na noite. Outro mito de maué é o de Pandora, a primeira mulher. Zeus enviou um presente aos humanos, mas com a intenção de puni-los por terem recebido o fogo do titãPrometeu que o roubara do Céus. Pandora levava uma caixa, que abriu por curiosidade, deixando escapar todos os males que afligem a humanidade. Conseguiu, porém, fecha-la a tempo de reter a esperança, única maneira de suportamos as dores e os sofrimentos da vida.
Nos dois casos trata da origem de algo: Entre os indígenas como durgiu a noite, e entre os gregos a origem dos males. E trazem comoconsequências dificuldades que as pessoas devem enfrentar.
O mito nos leva a compreender de maneira fantasiosa, explicar a realidade quando essa não foi explicada pela razão.
Mito. Mythos, em grego significa ´´palavra``, o que se diz, ´´narrativa`` a consiência mitica é predominante em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita
2) O que é mito?
Como processo de compreensão da realidade omito não é lenda, pura fantasia, mas ´´verdade``. A verdade do mito porém, resulta uma intuição compreensiva da realidade, cuja as raízes se fundam na emoção e na afetividade. Outro componente é o ´´mistério`` pois ele é o inigma a ser decifrado e como tal representa nosso espanto diante do mundo.
3) Os Rituais:
Uma das características do mito é fixar os modelos exemplares de todos os ritos ede todas as atividades humanas significativas. Assim, os gestos dos deuses são imitados nos rituais. O tempo sagrado é reversível a festa religiosa não é simples comemoração mas a ocasião pela qual o evento sagrado, que teve lugar no passado mítico, acontece novamente. Sem os ritos, é como se os fatos naturais descritos não pudessem se concretizar. O mito desempenha no cotídiano, garantindo atradição e a sobrevivência do grupo.
4)TEORIAS SOBRE O MITO \ FUNÇÕES DO MITO:
Alguns teóricos explicam o mito pela função que desempenha no cotidiano da tribo.Garantindo,assim, trabalho e sobrevivencia do grupo:
1. A Origem da Agricultura: Segundo, mito índigena Tupi, a Mandioca, nasce do tumulo de uma criança chamada Mandi,que retorna em certos períodos simbolizando o trigo enterrado como sementee renascendo como planta.
2. A Fertilidade das Mulheres: para os Aruntas, os espíritos dos mortos querem renascer e para isso entram no corpo de uma mulher grávida qdo, estas, passam por determinados locais.
3. O Caráter Mágico das Danças e Desenhos:
Qdo o homem pré históricos faziam pinturas nas paredes....desejavam agir magicamente para garantir de antemão o sucesso das caçadas.
5) O MITONAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS:
Os mitos nos remetem as tribos porque elas mantêm relações igualitárias, nas sociedades mais complexas, que teêm hierarquia inclusive introduzindo a escravidão dando origem as primeiras civilizações como: a Mesopotâmia,no Egito,na Índia, na China e em Israel. As duas são mais antigas e teriam surgido por volta do quarto milenium a. C., nelas o mito era componente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resposta Filosofia "A Consciência Mítica"
  • 2 Capitulo de filosofia a consciência mitica
  • Consciência mitica
  • consciência mítica
  • consciencia mitica
  • A Consciência mítica
  • Consciência Mítica
  • consciência mítica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!