Resumo FESB I - Primeiros assuntos

Páginas: 33 (8131 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Capítulo 1 – Da Expansão Comercial à Empresa Agrícola
A expansão comercial na Europa é um dos condicionantes para a ocupação das terras americanas, isso porque a ocupação não se trata apenas de um deslocamento demográfico – seja por motivos políticos ou por pressões demográficas.
O comércio interno europeu já era intenso quando as invasões turcas começaram a atrapalhar o abastecimento deprodutos provenientes do Oriente, o restabelecimento das linhas de comércio, desviando do obstáculo otomano foi a maior realização dos europeus na segunda metade do séc. XV.
Obs: a ocupação do Egito pelos turcos, bloqueando o livre comércio com as Índias só ocorreu 25 anos depois da viagem de Vasco da Gama as Índias, ou seja , não foi o fator determinante da expansão marítima. Como consequência ospreços das especiarias reduziram muito em Lisboa > quebra do monopólio veneziano > desenvolvimento do comércio europeu.
A descoberta das terras americanas é um evento secundário para os portugueses até metade do séc. XVI, pois não encontrarem de imediato a riqueza que os espanhóis encontraram (metais preciosos) – riqueza essa de fácil extração.
Tal riqueza despertou interesse de outras naçõeseuropeias que se opuseram aos “donos” dessa terra, Portugal e Espanha. Se não fosse pelo interesse de outras nações nesse tesouro a ocupação teria sido mais lenta do que realmente foi.
As nações europeias acreditavam que portugueses e espanhóis só teriam direito as terras que efetivamente ocupavam, de olho na riqueza que ali se escondia ficava cada vez mais evidente para Portugal que se as novasterras não fossem ocupadas eles a perderiam. Mas os recursos que dispunham eram escassos.
Com relação a Espanha, esta dispunha de muitos recursos – por causa de seu tesouro – mas teve que abrir de uma parte de seu território para proteger mais efetivamente a sua parte. Criou para isso algumas colônias de povoamentos de menor importância, mas que serviam para abastecimento e defesa da colônia.Portugal e Espanha X Holanda, França e Inglaterra > disputa de terras escassas ou sem nenhuma utilidade econômica que marcou o séc. XVI
Espanha se concentra em proteger sua parte produtora de metais preciosos (tinha recursos pra isso) – mas perde as Antilhas.
No caso português, era preciso encontrar uma atividade que fosse rentável a ponte de custear os gastos com a proteção do território. Nessaépoca não havia nenhum produto agrícola que tinha grande comércio na Europa, o trigo – produto da terra – já tinha grande oferta nesse mercado, além disso havia altos custos de transporte devido a insegurança > exploração econômica inviável. Entretanto, Portugal alcançou o sucesso nesse empreendimento.
Se não obtivessem sucesso, a defesa da terra se tornaria demasiadamente onerosa, assim Portugalnão seria a grande potência colonial que foi.
Capítulo 2 – Fatores do êxito da empresa agrícola
Fatores favoráveis ao êxito português:
- Experiência na produção (em larga escala nas ilhas do Atlântico) de uma das especiarias mais apreciadas no mercado europeu: o açúcar. A importância da experiência está no fato de permitir a solução de problemas técnicos da produção ainda fomentou a produçãode equipamentos para os engenhos em Portugal. Obs: a técnica e os equipamentos eram protegidos (não podia exportar equipamentos) – para evitar concorrência, assim sem o conhecimento prévio não se obteria êxito.
Outro ponto importante dessa experiência anterior se dá no setor comercial. O açúcar português inicialmente teve sua entrada no comércio por meio dos canais tradicionais controlados pelositalianos (havia refinarias em Veneza e fora dela também), porém há uma queda dos preços, indicando que o aumento na produção não foi acompanhado por uma expansão do comércio > quebra do monopólio italiano > produção encaminhada desde cedo para os Flandres. A crise no preço faz com que o governo português restrinja a produção.
A partir da metade do séc. XVI produção portuguesa passa a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Historia do Direito primeiros assuntos
  • Resumo fesb
  • resumo do assunto
  • Resumo de assuntos de ied
  • aula resumo do assunto tributos
  • Resumo de assuntos relacionados à contabilidade
  • Resumo livro o assunto é dinheiro
  • Resumo do assunto religiões indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!