resumo expandido

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014

Ciências Sociais Aplicadas – Serviço Social

Palavras-chave: Pessoa Idosa, Processo de Envelhecimento, Grupo Socioeducativo.

Resumo:
Este ensaio refere-se a produção bibliográfica do Trabalho de Conclusão de Curso. O objeto de pesquisa em questão é a pessoa idosa e os grupos socioeducativos desenvolvidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), orientados pelosdispositivos legais da Política de Assistência Social e da Política da Pessoa Idoso. O objetivo geral é analisar a percepção dos idosos sobre o grupo socioeducativo. E os objetivos específicos: compreender o processo de envelhecimento no Brasil; estudar sobre as legislações referente à pessoa idosa; conhecer os serviços socioassistenciais direcionados aos idosos; levantar o perfil dos idosos que participamdo grupo socioeducativo. O lócus da pesquisa é o CRAS do Jardim Maringá de Paranavaí-PR que atualmente mantém um grupo com 20 idosos. A técnica a ser adotada para coleta de dados é grupo focal e, a partir das informações colhidas, utilizaremos a análise de conteúdo. A pesquisa é qualitativa, na perspectiva descritiva. A pesquisa permanece em construção.

Introdução:
Na perspectiva do SistemaÚnico de Assistência Social (SUAS), as ações da assistência social são organizadas em dois tipos de proteção - básica e especial - e desenvolvidas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), respectivamente.
Nosso foco é a proteção social básica que se constituiu em um conjunto de serviços,programas, projetos e benefícios da assistência social estruturados para prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O CRAS é um dos principais equipamentos dos serviços de proteção social básica, sendo uma unidade pública estatal integrante do SUASlocalizada em áreas de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento de famílias e indivíduos. É no CRAS se que desenvolve os grupos socioeducativos, dentre eles, com pessoas idosas.
No âmbito do SUAS, os serviços destinados aos idosos pela proteção básica são atividades de convivência de idosos tendo como objetivo promover a sociabilidade entre seus membros, o envelhecimento ativo esaudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo o isolamento do idoso, bem como seu asilamento. Tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação de defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.
Os serviços socioeducativos também são regulamentados pela Política Nacional do Idoso (1994) eEstatuto do Idoso (2003). A Política Nacional do Idoso tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos, a fim de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. E o Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos.
Materiais e Métodos:
Os materiais a serem utilizados: as legislações vigentes, tais como: Constituição Federal(1988); LOAS (1993/2011); Política Nacional do Idoso (1994); PNAS (2004); NOB-SUAS (2005/2012), Estatuto do Idoso (2003); NOB-RH/SUAS (2006); Tipificação Nacional dos Serviços Sociassistenciais (2009). E as principais referências: Lemos; Palhares; Landenberguer (2010), Neri (2008), Salgado (1982), Sucena; Moreira; Netto (2002), Teixeira (2010) e Zimerman (2007).
A pesquisa é qualitativa, naperspectiva descritiva. Será desenvolvida, a priori, por meio da revisão bibliográfica, posteriormente adotaremos a pesquisa documental e, por fim, a pesquisa de campo. O instrumental a ser utilizado para coleta de dados será o grupo focal, conhecido também como entrevista em grupo. O grupo focal constitui-se em uma importante ferramenta de coleta de dados em pesquisas qualitativas, sendo seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo expandido
  • resumo expandido
  • resumo expandido
  • Resumo expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo expandido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!