Resumo evidenciação contábil

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Universidade Federal do Rio de janeiro
Teoria da Contabilidade
Professor:
Resumo 09: Evidenciação Contábil
Nome:


Segundo Kieso, Weygandt e Warfield, as características essenciais da contabilidade são: “identificação, mensuração e comunicação de informações financeiras sobre as entidades econômicas para as partes interessadas”. Para eles a contabilidade financeira é o processo queconsiste na preparação de relatórios financeiros da empresa para usuários internos e externos (investidores, gestores, governos e agências governamentais). Segundo FIPECAFI (2007, p.6), os relatórios que devem ser divulgados consiste nas demonstrações contábeis e notas explicativas, no relatório de administração, o parecer dos auditores independentes (se tiver), e o parecer do conselho fiscal (seexistir). Para companhias abertas, a CVM dá a orientação específica sobre esses e outros tópicos de relevo para terceiros. As demonstrações contábeis ditas se referem à: BP, DRE, DFC e DVA. E quanto às notas explicativas, estas propiciam aos usuários um melhor entendimento dos eventos ocorridos no exercício, deve conter também informações quantitativas de caráter não financeiro e qualitativas, poispermitiram aos usuários externos construírem uma opinião que permita avaliar os impactos nos períodos futuros. De acordo com Iudícibus, a evidenciação é inalienável. As maneiras de evidenciação podem variar, porém a essência é sempre igual: apresentar informação quantitativa e qualitativa de maneira ordenada (excluindo o menos possível dos demonstrativos formais, parafornecer uma base adequada para os usuários). A qualidade da informação implica rigor na elaboração, pois conforme Niyama e Gomes, “a evidenciação diz respeito à qualidade das informações de caráter financeiro e econômico, que sejam úteis aos usuários das demonstrações, entendidas como aquelas que influenciam na tomada de decisões”. Hendriksen e Van Breda afirmam que para atingir um nível dedivulgação apropriada da informação, três perguntas fundamentais devem ser respondidas: (1) A quem deve ser divulgada a informação? (2) Qual é a finalidade? (3) Quanta informação deve ser divulgada?
As informações contábeis, em geral, são quantitativas financeiras e não financeiras e/ou qualitativas, impondo um desafio na caracterização dos tipos específicos de usuários, etapa fundamental paraidentificação dos grupos demandantes das informações contábeis. Os relatórios contábeis não interessam somente aos gestores, investidores e governo, mas, sim, a toda a sociedade.
O nível de evidenciação adequada depende da resposta da primeira pergunta de Hendriksen e Van Breda. As demais questões referem-se à finalidade e à quantidade que dever ser divulgada. Verificar a finalidade da informaçãoassim como a quantidade a ser divulgada, são quesitos que dependem da definição do usuário e suas necessidades informacionais.

Para avaliar a qualidade da informação contábil e seu benefício, é necessário analisar características da informação, como: compreensibilidade (linguagem desprovida de jargões profissionais), relevância (há que se ter cuidado com o volume de informaçõesdisponibilizadas, descartando informações irrelevantes), confiabilidade e comparabilidade (informações padronizadas, para que se possa comparar os resultados de uma empresa com as demais do mesmo setor).

As informações contábeis são divulgadas por exigências legais (evidenciações obrigatórias) e/ou voluntariamente (evidenciações não obrigatórias). Os relatórios contábeis compreendem os relatórios queevidenciam as informações tidas como obrigatórias por usuários. Relatório nada mais é do que uma exposição resumida e ordenada dos fatos. O processo de regulação das práticas contábeis de um país é influenciado por suas origens e tradições. No Brasil, as práticas contábeis são fortemente regulamentadas pelo governo. A regulamentação aborda conceitos, processos, procedimentos contábeis, forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evidenciação contábil
  • Evidenciação contábil
  • A linguagem utilizada na evidenciação contábil
  • Evidenciação Contábil da Depreciação nos Municípios do Estado do Tocantins
  • Resumo Contábil/Financeiro
  • Resumo – Obrigatoriedade da Escrituração Contábil
  • RESUMO ANÁLISE CONTÁBIL Amariluce
  • A utilidade da lei de responsabilidade fiscal como instrumento de transparência para a evidenciação contábil...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!