Resumo - Estação Carandiru

Páginas: 3 (544 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Carandiru
O livro ‘Estação Carandiru’ relata as relações pessoais do médico cancerologista Dráuzio Varella com os presos e os funcionários da Casa de Detenção de São Paulo, situada no bairro doCarandiru, considerada, também, o maior presídio do Brasil.
O Doutor, como é chamado no livro, iniciou em 1989 um trabalho voluntário de prevenção à AIDS na Casa. Apesar do belíssimo trabalho na áreada saúde, o foco desta obra é o aspecto sociológico daqueles que ‘moravam’ ou trabalhavam lá.
O presídio possui normas que devem ser cumpridas por força da segurança e da lei, e outras criadas pelospróprios presos – e que devem ser religiosamente cumpridas. Tanto é que qualquer transgressão é punida, umas com espancamento, outras com morte. O que faz dos moradores juízes que aplicam lei há muitoestabelecidas.
A cadeia é dividida em 9 pavilhões, por exemplo, aqueles que cometem estupro são encaminhados para o pavilhão cinco, os reincidentes, no oito, os primários, nove, e assim por diante,mas sempre obedecendo as regras de vida e morta. Existe, também, a masmorra, que é um setor especial situado no térreo do pavilhão quatro, onde o morador fica sem banho de sol, trancado o tempo todo,vivendo com ratos e baratas. Este lugar é designado para aqueles que perderam a possibilidade de conviver com os companheiros em outros pavilhões.
A rotina da Casa é rígida, as cinco horas da manhãos carcereiros fazem a contagem em cada cela para ver se alguém não fugiu ou morreu. Em seguida é servido o café da manhã, nas próprias celas, depois os presos são liberados para o banho e sol e outrasatividades. Às dezessete horas são todos recolhidos, e às dezenove e trinta são fechados na cela.
Aos sábados ou domingos acontecem as visitas das famílias, por este motivo ao meio dia de sextafeira, começam os preparativos para deixar o ambiente apresentável, isto é, nada de fotos de mulheres nuas, nada de bagunça exposta e claro, o banheiro bem limpo. Os familiares podem levar cigarros, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estação carandiru
  • Estação Carandiru
  • estacao carandiru
  • Estação carandiru
  • Resenha do livro: estação carandiru
  • SÍNTASE DO FILME ESTAÇÃO CARANDIRÚ
  • resenha livro estação carandirú
  • Resumo ESTA O CARANDIRU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!