Resumo Esquematico do Capitulo 15 Cor e Dor Moral Heloisa Pagy

1172 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- SOCIOLOGIA JURÍDICA
Alunos: Heloisa Helena Teixeira Pagy
Marcus Vinícius de Freitas
Resumo esquemático do capítulo 15, Cor e Dor Moral, sobre o racismo na ralé, da obra A Ralé
Brasileira- Quem é e como vive, de Jessé de Souza

COR E DOR MORAL, SOBRE O RACISMO NA RALÉ
1) Entre pessoas de toda cor
Nesse tópico, o autor introduz a história de vida de Lídia, uma mulher negra, filha de mãe negra e pai branco, retrata suas impressões e sentimentos acerca da condição do indivíduo negro no Brasil, partindo de suas experiências pessoais. Refletindo sobre seus sofrimentos íntimos, Lídia é provocada pelo pesquisador a investigar a “origem dessa inarticulada vergonha de ser negra sobre a qual ainda hoje ela tenta impor seu próprio senso de dignidade e autoestima”.
Ela relembra seus tempos de escola (onde a beleza era algo extremamente valorizado, especialmente entre as meninas),sua chegada à puberdade(quando passa a ser desejada, devido aos atrativos estéticos femininos ligados ao desejo erótico) e relembra da sua relação com seu pai Luiz ( o qual, de forma velada, era racista com as filhas). Lidia e suas irmãs travaram uma batalha constante contra o próprio corpo e cor durante toda a infância.

pessoas aquilo que é considerado bom e belo pela sociedade. Desse modo,partindo de uma grande esforço humano, estabelece-se uma equação entre o ideal do que é bom e o ideal do que é belo. O belo é bom,e o bom é belo. O racismo presente no Brasil e também nos Estados Unidos se caracteriza por reagir movimentação do negro no espaço social gerando sofrimentos subjetivos toda vez que esse movimento contradiz a equação entre o bom e o belo . O racismo brasileiro impede o movimento do negro no espaço social; age reagindo a esse movimento se manifesta no momento em que o negro se move contra a doxa estética. Para se compreender de forma satisfatória o racismo, é necessário compreender qual a diferença entre quem sofre racismo a partir de uma condição de

Relacionados