Resumo escolarização de jovens e adultos

Páginas: 12 (2795 palavras) Publicado: 31 de março de 2012
Escolarização de Jovens e Adultos
Introdução
O texto que segue aborda alguns dos processos sistemáticos e organizados de formação geral de pessoas jovens e adultas no Brasil, conferindo especial atenção à educação escolar.
O texto oferece uma rápida visão panorâmica do tema ao longo dos cinco séculos da história posteriores à chegada dos portugueses às terras brasileiras, mas detém o olharsobretudo na segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram a identidade e feições próprias, a partir das quais é possível e necessário pensar seu desenvolvimento futuro.

Colônia e Império
A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova. Sabe-se que já no período colonial os religiososexerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos.
No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência européia, a garantia de uma “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”, portanto também para os adultos. A implantação de uma escola de qualidade para todos avançou lentamente ao longo da nossa história. É verdade,também, que tem sido interpretada como direito apenas para as crianças.
Essa distância entre o proclamado e o realizado foi agravada por outros fatores. O pouco que foi realizado deveu-se aos esforços de algumas Províncias, tanto no ensino de jovens e adultos como na educação das crianças e adolescentes.

Primeira República
A Constituição de 1891, primeiro marco legal da República brasileira,consagrou uma concepção de federalismo em que a responsabilidade pública pelo ensino básico foi descentralizada nas Províncias e Municípios. À União reservou-se o papel de “animador” dessas atividades, assumindo uma presença maior no ensino secundário e superior.
Apesar do descompromisso da União em relação ao ensino elementar, o período da Primeira República se caracterizou pela grande quantidadede reformas educacionais que, de alguma maneira, procuraram um princípio de normatização e preocuparam-se com o estado precário do ensino básico.
Na década de 1940 havia uma preocupação geral com a educação das camadas populares, normalmente interpretada como instrução elementar das crianças.
Nossas elites, que já haviam se adiantado no estabelecimento constitucional do direito à educação paratodos – sem propiciar as condições necessárias para sua realização –, viam agora esse direito unido a um dever que cada brasileiro deveria assumir perante a sociedade.

Período de Vargas
A Revolução de 1930 é um marco na reformulação do papel do Estado no Brasil. Ao contrário do federalismo que prevalecera até aquele momento, reforçando os interesses das oligarquias regionais, agora era a Naçãocomo um todo que estava sendo reafirmada.
Foi somente ao final da década de 1940 que a educação de adultos veio a se firmar como um problema de política nacional, mas as condições para que isso viesse a ocorrer foram sendo instaladas já no período anterior.
O Estado brasileiro, a partir de 1940, aumentou suas atribuições e responsabilidades em relação à educação de adolescentes e adultos.
Talação do Estado pode ser entendida no quadro de expansão dos direitos sociais de cidadania, em resposta à presença de amplas massas populares que se urbanizavam e pressionavam por mais e melhores condições de vida.
Os esforços empreendidos durante as décadas de 1940 e 1950 fizeram cair os índices de analfabetismo das pessoas acima de cinco anos de idade para 46,7% no ano de 1960.

De 59 a 64, umperíodo de luzes para a Educação de adultos
Os primeiros anos da década de 1960, até 1964, quando o golpe militar ocorreu, constituíram um momento bastante especial no campo da educação de jovens e adultos.
A economia brasileira crescia, internacionalizando-se. O processo de substituições das importações realizado no período de Getúlio manteve um fluxo de capitais internacionais concentrado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto escolarização de jovens e adultos
  • Escolarização de jovens e adultos e inslusão.
  • Escolarização de jovens e adultos
  • Escolarização de jovens e adultos
  • Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil
  • resenha do texto Escolarização de jovens e adultos
  • resenha do texto Escolarização de jovens e adultos
  • Resumo Adulto Jovem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!